A melhor forma de otimizar um Sistema Operacional é através do “Editor de Política de Grupos Locais”, o “Gpedit”.
O grande problema é que nem sempre ele vem ativado no nosso sistema, então muitas pessoas perdem a oportunidade de estar otimizando o sistema pelo fato de não conseguirem acessar o “Gpedit”.
Mas hoje isso vai acabar, no Posto de hoje vou te mostrar como usando um simples Script, conseguimos Instalar o“ Gpdit” em qualquer Sistema Operacional.
Vamos ao procedimento.
Em primeiro lugar, vamos apertar o botão iniciar do Windows ou simplesmente tocar na tecla “Windows” do nosso teclado e em seguida vamos abrir o nosso navegador. No nosso navegador nós vamos digitar o seguinte texto:
“Ativando de Gpetite”
Após ter digitado, clique em “Enter”, você vai até a opção “Habilitar o Editor de Política de Grupos” que é o “Gpdit”, depois clique em cima. Na página que se abre vai ter um Script, que é o que estamos procurando.
Vamos copiar esse Script e colar em um bloco de notas, para isso rolê a página um pouco para baixo e procure pelo Script. Copie e cole em nosso bloco de notas.
Logo após ter copiado e colado o Script no bloco de notas, você ja pode sair da página.
Agora, vamos criar um arquivo ”.bat”. Para fazer isso, vamos pegar o bloco de notas com o Script que colamos, e agora que vem a parte mais importante, na hora de salvar esse arquivo você tem que salvar como “.bat”
Em primeiro lugar na parte de baixo, selecione todos os arquivos e em cima, você pode dar qualquer nome que você queira.
No meu caso eu vou botar *Gpdit.bat” para que ele se torne um Script. Em seguida, apertamos em Salvar e pronto, já criamos o nosso arquivo“.bat” .
Agora, vamos executar o arquivo “.bat” que acabamos de criar. Para realizar o procedimento clique com o botão direito do mouse e “Executar como Administrador”.
Assim que você fizer isso, automaticamente ele vai instalar o Gpedit. É só aguardar você tá vendo que ele está executando o procedimento.
Após a instalação você terá a seguinte tela:
Repare que ele vai mandar uma mensagem no fim “A operação foi concluída com êxito”. Basta apertar qualquer tecla para fechar e pronto, o “Gpedit” já está disponível em seu Sistema Operacional.
Você já pode sair, e caso queira, pode apagar o seu arquivo “.bat”. Agora, vamos fazer o teste, apertando a tecla “Windows + R” para abrir o menu “Executar” e dentro do executar vamos digitar “GPEDIT.MSC” e vamos ver se deu certo.
Agora, o “Gpdit” está funcionando no nosso computador.
E para quem chegou até aqui então agora você vai ganhar um bônus.
Na parte esquerda do nosso “Gpedit”, logo abaixo de “Configurações do Computador”, vamos abrir “Modelos Administrativos”. Abaixo de “Modelo Administrativos”, vamos procurar agora “Componentes do Windows”.
Todos os componentes que formam o nosso Windows, podem ser configurados por aqui. Se você descer até a pasta “OnDrive” e clicar na pasta do “OneDrive”, você vai perceber que no nosso lado direito temos várias Opções.
Se você olhar essa segunda opção, ela diz assim: Impedir que o OneDrive gere tráfico de rede até que o Usuário entre no OneDrive. Vamos dar dois cliques nessa opção e vamos ver se está habilitado ou não. Neste caso a minha está habilitada. Mesmo que você não utilize o OneDrive, ainda assim ele gera tráfico de rede, roubando a sua “Banda de Internet”, o que não é muito legal não é mesmo?
Então, o que podemos fazer em relação a isso. Em “Ajuda”, ele explica que se você deixar não configurado “Desabilitado”, ele vai continuar gerando tráfico de rede, então vamos habilitar essa opção para que ele não gera tráfico de rede até que você queira, e aperta em “Ok”.
Todas essas outras opções são relacionadas ao “OneDrive”, caso você não utilize o “OneDrive”, você pode habilitar todas essas opções, porque uma impede a sincronização, a outra Impede o uso do armazenamento e a outra impede de salvar documentos dentro do “OneDrive”.
A partir de agora, você tem uma nova ferramenta para que você possa alterar diversos fatores dentro do seu Sistema Operacional.
E aí gostou do Post?
Espero que tenha ajudado e que você tenha aprendido mais um pouco.
Comente o que você achou ou o que gostaria de ver em nosso Blog. Afinal, seu feedback é muito importante para nós.
Compartilhe esse conteúdo com aquele amigo que você acha que vai gostar de ler este artigo e em suas redes sociais, dessa forma as outras
pessoas terão acesso a esse conteúdo e fique ligado que em breve estaremos postando novos conteúdos.
Até o próximo Post.
Veja também:
Tela Azul do Windows, Saiba como eliminar
Sistema lento mesmo com SSD? Conheça a função TRIM e libere a velocidade máxima do seu SSD
Dism, você conhece esse comando?
Aprenda a Criar Atalhos Dentro do Botão Direito do Mouse no Windows