As formigas existem há desde os tempos dos dinossauros, cerca de 160 milhoes de anos atrás. Esses pequenos insetos estão em toda parte que a gente vê e o motivo disso não é por acaso. Estimasse que haja 10.000.000.000.000.000 (dez quatrilhões) de formigas em todo mundo.
De fato é um número incrivelmente grande quando comparado aos seres humanos que na ultima estimativa em 2020 eram aproximadamente 7.800.000.000 bilhões de pessoas. AS formigas chamam muito a atenção não somente pelo seu tamanho, mas principalmente pela maneira como vivem.
Dentre tantas espécies de formigas é bem comum vermos um comportamento quase que unanime entre elas, o trabalho em equipe. Ainda que não vivam por muito tempo, as formigas são inteligentes a tal ponto de se organizarem no trabalho árduo do dia a dia.
Cada uma delas tem um papel específico na colônia de acordo com seu tamanho e idade. Vamos separar por grupos.
Formigas Operária
As operárias coletam alimentos e cuidam dos ovos da ninhada que acabaram de nascer, protegendo de invasores.
Formigas Soldado
Essas são aquelas que tem a cabeça maior e os braços mais fortes, são as que mais trabalham protegendo o formigueiro a todo custo, praticamente não descansam fazendo as operárias parecerem preguiçosas.
Na colônia também existem os machos e rainhas
Formigas Rainha
Todos conhecem pois é a maior de todas e mãe de todas as formigas, ela possui um enorme abdomem que carega consigo todos os ovos que foram fecundados e um par de asas que é usado durante o vôo nupcial.
Formigas Machos
Também conhecidos como Zangão, os Machos não costumam viver junto com as demais, só aparecem de vez enquando para namorar com a rainha e seu tempo de vida é muito curto já que depois de popular com a rainha eles acabam morrendo.
As formigas tem diversos predadores, mas o que chama mais a atenção é que elas mesmo são predadoras entre si, porque estão sempre brigando por território e comida.
A Batalha
Essa insensante busca por alimentos, fazem das formigas guerreiras mortais. As batalhas travadas pelas formigas chegam a ser maior do que guerras travadas por seres humanos. Um único formigueiro é capaz de abrigar milhares de formigas ou até milhões.
Por mais que uma úbica formiga não seja capaz de fazer muito, quando elas se juntam se tornam uma verdadeira maquina de trabalho em equipe.
Por exemplo, os formigueiros onde elas vivem são uma verdadeira obra de engenharia e muitas vezes com mais de 7m de profundidade e são compostos por túneis e passarelas com diversas saídas.
No ano de 2000 uma das maiores colônias de formigas estava localizada no Japão e estimasse que ali, viviam cerca de 306 milhões de formigas operárias e alguns milhões de formigas rainhas.
Alimentos
Muitas vezes vemos as formigas operárias carregando coisas para cima e para baixo, desde resto de comida, frutas, folhas, bichos mortos e tudo que elas possam carregar.Isso não faz parte do cardápio delas, pois elas se alimentam de fungos que crescem nos formigueiros, dessa forma, tudo que elas acabam encontrando vai para os fungos que se deterioram gerando o alimento das formigas.
As formigas saem a caça de alimentos e captam através de suas antenas moléculas de alimentos e assim que acham liberam uma trilha de feromônios até o local para que as outras companheiras possam achar o mesmo caminho. Por isso que quando cai um pouco de comida, pouco depois vemos um monte de formigas reunidas,
Trofalaxia
Quando duas formigas se encontram, elas se tocam com suas antenas e cada uma consegue saber se a outra esta com fome ou não e se por acaso a outra estiver com fome, ela poderá transferir a comida para a outra formiga. Ela simplesmente vomita a comida para sua companheira.
Estimasse que existam mais de 22 mil espécies de formigas no mundo e apesar delas serem vistas como inofensivas para nós seres humanos. É bom ficarmos longe de algumas espécies que são um verdadeiro perigo.
Formiga Paraponera Clavate
Também conhecida como formiga cabo verde, se destaca pelo seu tamanho e se você for picado por ela irá sentir uma dor semelhante a de ter levado um tiro.
Formiga Myrmecia Pilosula
Também conhecida como formiga Jack Jumper, se destaca por sua agressividade. Ela é capaz de saltar longas distâncias e pular em você. Ao liberar seu veneno você sentirá uma dor aguda, inchaços e dores de cabeça. A dor causada pela picada é semelhante a um choque elétrico. É tida como a formiga mais perigosa do mundo.
A tempestade Harvery
Ao passar pelo Texas, a tempestade Harvey deixou a água de um rio barrenta e isso chamou a atenção pelo fato de se tratar de uma ilusão de ótica. Esse “barro ou lama” era uma crosta de formigas-de-fogo, que na tempestade se uniram tornando seus esforços único para evitar o afogamento.
As formigas usam seus próprios corpos para se empilhar e criar uma espécie de balsa, assim conseguem flutuar pelas áreas inundadas. Entomologistas dizerem que esse comportamento é comum nessa espécie.
Segundo um especialista, essas balsas podem ser formadas por até 100 mil formigas. As formigas criam uma rede resistente a água através da gordura de seus corpos, protegendo a rainha do grupo.
Dessa forma conseguem viajar até encontrar um novo local para cavar seus formigueiros. Mesmo as que ficam na parte de baixo da água conseguem sobreviver, pois elas criam um sistema de bolsas de ar para respirar.
As formigas sistematicamente colocam os membros mais jovens da colônia nessas posições, pois experimentos revelaram que os filhotes são os membros que têm a maior capacidade de boiar e a estratégia não diminui sua sobrevivência.
Pesquisadores revelaram que na base da embarcação sempre ficam as larvas e as pupas, ao longo da estruturas se distribuem as operárias, no ponto mais protegido se encontra a rainha.
Por ficarem na parte debaixo da água, pode parecer que as larvas e pupas são sacrificadas em benefício da comunidade. Porém esses filhotes, tem grandes chances de sobrevivência, pois conseguem boiar com mais facilidade do que os outros membros da colônia.
Como já vimos, a estrutura da base é formada pelos filhotes. Algumas operárias empilham-se sobre o grupo, dessa forma se o nível da água se elevar, as rainhas possam se mover para ocupar o centro da pilha.
Geralmente quando a estrutura toda começa a flutuar, geralmente temos de três a quatro camadas de operárias.
Membrana
Com alto potencial aproveitamento na engenharia, as formigas produzem uma espécie de membrana para manter a integridade da rede.
Sobrevivência das Formigas
Enquanto flutuam, elas se alimentam de suas próprias larvas para sobreviver. Ao voltarem a terra firme, elas voltam a se alimentar normalmente, como já falamos acima.
Cuidado!
A dor causada pela picada das formigas-de-fogo (solenopsis invicta) é muito forte e por esse motivo elas receberam esse nome. Essas formigas tiveram origem na América do Sul, mas acidentalmente no início do século 20 chegou aos Estados Unidos, Austrália e China, entre outros países. Ao serem incomodadas, se tornam agressivas e podem atacar animais domésticos, até mesmo gados. Ao picar uma vítima, emitem um sinal para que outras formigas também ataquem.
Espero que tenha gostado dessa matéria, compartilhe com aquela pessoa ou amigo que você gostaria que também tivesse acesso a essa informação. Temos vários outros posts interessantes que talvez você goste, basta usar o menu localizado no topo da página para ver os títulos.
Caso queira ver algum assunto aqui no Blog, entre em contato através do formulário de contato.
Obrigado e até o próximo post.
Veja também:
Jacaré aparece em uma passarela no Terminal Alvorada no Rio de Janeiro (conteudoparatodos.com.br)
Cadela resgatada por pescador após quatro meses | Conteúdo para Todos (conteudoparatodos.com.br)