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Digital Influencer – Saiba como se tornar um

Primeiramente, com o crescimento do número de pessoas conectadas a internet, muitos hábitos se tornaram normais. A maneira que as pessoas consomem produtos e informações hoje em dia também mudou bastante nos últimos anos. Algumas profissões surgem com as mídias digitais e a de digital influencer sem dúvida foi uma delas.

Além disso, o crescimento dos aplicativos de vídeo é resultado direto das demandas deste público, que os utilizam cada vez mais para promover a si mesmo, seu negócio ou até mesmo diversão. Por outro lado temos os consumidores que só utilizam para consumo do conteúdo.

Atualmente, quase 90% dos jovens sonham ou querem se tornar um digital influencer, por isso vamos abordar esse assunto tão falado hoje em dia.

Mas afinal, o que é um Influenciador Digital ou Digital Influencer?

O digital influencer é um conjunto de ideias, postura e hábitos de uma pessoa que usa as redes sociais para criar conteúdos. A principal característica do influenciador digital é a sua capacidade de influenciar as pessoas através da sua produção de conteúdo na internet. Conhecidos também como creators, ou criadores de conteúdo de sucesso, são seguidos por milhões de pessoas na Internet.

Para ser um Influenciador Digital, você precisa ter estilo, ser fiel a seu nicho, aparecer em várias plataformas, interagindo com seus seguidores e criar postagens que chamem a atenção e despertem o interesse dos outros. Dessa forma, você começa a ser visto pelos outros e começa a se tornar referência sobre determinado assunto naquela rede social, aplicativo , ou naquele grupo em específico.

Os influenciadores digitais são indivíduos que têm o poder de moldar as opiniões de outras pessoas por meio de sua presença online. Eles geralmente são especialistas em um determinado setor e podem usar canais digitais como YouTube, Instagram, Facebook ou Twitter para compartilhar seus conhecimentos com os seguidores.

A ascensão dos influenciadores digitais levou a uma nova forma de marketing chamada Influencer Marketing. É aqui que as empresas colaboram com influenciadores em conteúdo patrocinado. O objetivo é que a empresa alcance um público que não seria alcançado de outra forma pelos métodos tradicionais de publicidade.

Influenciadores digitais são indivíduos que têm o poder de moldar opiniões por meio de sua presença online. Eles geralmente são especialistas em um determinado setor e podem usar canais digitais como YouTube, Instagram, Facebook ou Twitter para compartilhar seus postagens.

Um influenciador digital é uma pessoa que tem muitos seguidores nas mídias sociais. Eles geralmente são especialistas em seu campo e usam seu conhecimento e experiência para criar conteúdo que é compartilhado por meio de canais de mídia social. O termo foi originalmente cunhado pela indústria de marketing para descrever pessoas que influenciam as decisões de compra dos consumidores, mas evoluiu para incluir qualquer pessoa com seguidores significativos nas mídias sociais.

O uso de influenciadores digitais em campanhas de marketing remonta ao início dos anos 2000, quando empresas como Red Bull e Coca-Cola começaram a investir fortemente nessa nova forma de publicidade. Essas empresas reconheceram o quão poderosos esses influenciadores eram e quanta influência eles tinham sobre clientes em potencial.

Os influenciadores digitais não são mais usados apenas para campanhas de marketing. Eles também são usados para desenvolvimento de produtos, relações públicas.

Muitos Influenciadores e até mesmo pessoas que estão começando nessa área usa essa popularidade toda desses aplicativos para desenvolver conteúdo e campanhas de comunicação específicas, mas nem todo mundo sabe explorar o potencial criativo desses aplicativos.

Conteúdos criados postados nesses aplicativos têm uma grande chance de viralizar e ajudar a promover pessoas, serviços, eventos e outros assuntos.
No início, o ideal é você seguir e fazer parcerias com Influenciadores Digitais mais experientes. Dessa forma você aprenderá todo o processo e seu desenvolvimento será mais rápido e de maneira correta, pois estará seguindo conselhos de uma pessoa que já passou por isso.
De uns anos para cá, ser um influenciador digital  deixou de ser apenas um estilo de vida e passou a ser uma sólida fonte de renda.

Onde o Digital Influencer conseguiu tanto peso?

Estamos em uma época que a comunicação e a troca de informações se tornou muito mais rápida. O cliente começou a procurar informações por conta própria. Como é o caso de uma realidade em que agora o público em geral tem a capacidade de pular ou bloquear um anúncio apenas com um clique na tela!

Nesse cenário, as marcas devem fornecer conteúdo alinhado com fontes
Além de ser recomendado por pessoas que têm um alto nível de confiança e relevância.
É exatamente nesse ponto que entram os influenciadores digitais.

Atualmente, é extremamente fundamental Incluir os influenciadores digitais em uma estratégia de comunicação. Principalmente para quem deseja transformar “publicidade invasiva” em uma publicidade voltada para conteúdos. O Propósito é criar uma conexão com o consumidor e estimular uma compra mais consciente por meio de reviews, recomendações, tutor de promoções, entre diversas outras possibilidades.

Números para os Influenciadores Digitais

Pesquisa realizadas por How effective are influencers in driving sales, realizada pela Geometry e Gen Video, em 2013, a principal influência na hora da compra era de amigos e família. Nessa época, os influenciadores eram responsáveis apenas por 9% das vendas.
Em 2017 essa porcentagem aumentou e os influenciadores digitais (Digital Influencer) passaram a totalizar 33%. E você pensa que parou por ai?

  • 35% das pessoas que seguem influenciadores digitais confirmaram ter entrado em algum tipo de causa por recomendação deles em suas redes sociais, segundo dados do Influence Impact Report 2017, da Allison+Partners.
  • 70% dos jovens que acessam as redes sociais, estão mais conectados com influenciadores digitais do que com pessoas famosas.
  • 83% dos compradores seguem recomendações feitas por pessoas que conhecem, independente de qualquer outra forma de propaganda, como revelou a pesquisa Global Trust in Advertising feita pela Nielsen em 2015.
  • 91% das pessoas que já nascem envolvidas por tecnologia descobrem novos conteúdos em feeds na internet e redes sociais, de acordo com os dados do The share millennials insights project.

Esses dados revelam que hoje, os influenciadores digitais são uma das principais fontes de recomendação. Nesse cenário, as marcas devem desempenhar um papel fundamental nesse ecossistema, de modo que sejam lembradas e recomendadas por criadores digitais e não serem esquecidas no ambiente online.

Confira abaixo seis passos para começar e se tornar um Influenciador Digital em sua área

1. Defina seu nicho

Pode parecer contra-intuitivo reduzir o campo de jogo online, mas a verdade é que o conteúdo de alta qualidade gera mais interação e seguidores leais. Porque é difícil fornecer conselhos de qualidade sobre uma variedade de tópicos, é ótimo se você trabalhar com conteúdo em um campo em que você tem experiência prévia.

2. Fique de olho na qualidade das posts

Hoje em dia a maioria das pessoas usam as redes sociais, por isso, é preciso que as postagens se destaquem.

Foque na qualidade das fotos e dos vídeos nas suas redes, dessa forma você passará maior sensação de profissionalismo. Contudo, outro fator importante é buscar e definir um estilo impactante para seu conteúdo. 

3. Conhecimento e respeito a seu público

Logo após definir seu nicho, o uso de ferramentas como o Google Trends te ajudarão a descobrir os termos que as pessoas estão buscando no seu nicho. Dessa forma, suas postagens estarão sempre conectadas as novas tendências.
Lembre-se que seus seguidores são clientes, por isso, suas postagens devem agregar valor a eles (que podem ser eventualmente monetizados). O Surgimento de novas ideias para conteúdos vem com pesquisas, quanto mais você pesquisar mais ideias de postagens surgirão.

4. Não fique com Receio de vender

Na maioria das vezes, fazer uma publicação não é o bastante para que os seguidores engajem. Dessa forma divulgue nas plataformas e faça um Call to Action (CTA) traduzindo para o Portugês “Chamada para Ação”.  CTA é um convite que fazemos para os nossos seguidores a fazer alguma ação. Exemplo, clicar em link, assistir um vídeo, abrir uma postagem ou mídia ou comprar um produto. Se fizer conteúdo de qualidade, o número de pessoas interessadas será maior. 

5. É importante ser “orgânico”

Atualmente, boa parte das pessoas estão conectadas e seguem influenciadores digital, por isso quanto mais natural você for, mais chance do engajamento do seu público aumentar.
Da mesma forma de ser orgânico, evite comprar seguidores. Apesar de ser fácil e barato de comprar, hoje os usuários e a empresas estão vendo isso como ilusão e não vale a pena.
Quando você compra um perfil, o mesmo não interage e existe métricas que medem os níveis de interação nas redes sociais. É muito melhor ter menos seguidores engajados e confiando em você e no que você produz ao invés de pessoas que não interagem. 

6. Torne suas redes Profissionais

Por último, se você acha que ser um influenciador digital é um hobby que deu certo, não é bem assim. Muitos passos tem que ser dado para profissionalizar seu perfil. É extremamente importante planejar e ter um cronograma de postagens, investimento em parceiros, estudar marketing e, dependendo do seu crescimento, contratar empresas para gerenciar suas redes.

Por fim, espero que essas dicas sejam úteis e agreguem conhecimento e valor a sua vida. Conte-nos o que achou dessa matéria ou deixe um comentário.

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Obrigado e até o próximo post.

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