Pesquisar
Close this search box.
passeio do leme ao pontal pela orla

Do Leme ao Pontal, fazendo um passeio pela Orla

Fazendo um passeio pela orla do Leme ao pontal.

Antes de começar, saiba que o Rio de Janeiro é conhecido no mundo todo por suas belas praias, carnaval e futebol, por isso leva o nome de cidade maravilhosa.

São tantos pontos turísticos que tanto os turistas como os moradores da cidade não sabem por onde começam. Mas, uma coisa é certa, ninguém vai ao Rio de Janeiro procurando frio.

Desde muitos anos atrás, e me refiro há muito tempo mesmo a beleza que temos ao percorrermos a orla do Leme ao Pontal no Recreio dos Bandeirantes, já era vista por nosso saudoso “Tim Maia” que compôs uma canção que como a letra da música diz: “do leme ao pontal, não há nada igual”.

Ouça no Youtube.

  Agora que você já conhece a letra e a música, vamos conhecer esse maravilhoso passeio pela orla.

Início do passeio do Leme ao Pontal:

Com uma distância de quase 36 km, o passeio do leme ao pontal tem praias maravilhosas e pontos turísticos fenomenais. Percorrendo a orla sem paradas para admirar a paisagem e tirar fotos, nosso passeio dura em torno de 45 min.

No entanto, não adianta fazer um passeio desse sem parada para aquela bela foto e apreciar a paisagem.

 

Praia do Leme:

Nosso passeio começa pela praia do Leme, esse cantinho que fica no final da praia de Copacabana. A praia é bem conhecida pela Pedra do Leme, que como o próprio nome diz, são formações rochosas cobertas de arvores e fica localizada a esquerda. Seguindo pelo caminho somos contemplados com o forte colonial Duque de Caxias.

O Forte possui um museu de história e vistas deslumbrantes do litoral. A partir de lá um caminho desce até a Praia do Leme,

Considerada uma das praias mais tranquilas da Zona Sul, a Praia do leme possui uma faixa de areia bem larga com cerca de 1 Km de extensão. Apraia do Leblon e bem calma, com areias macias e claras. Suas águas são claras, geladas e o mar relativamente calmo.

Localizado à esquerda da praia, em cima do morro, o Forte Duque de Caxias, mais conhecido como Forte do Leme, além do Forte, há também um sítio histórico em memória a Duque de Caxias com exposições, vídeos sobre o Forte e exposições temporárias sobre ecologia e o meio ambiente.

Lá de cima, temos uma paisagem de tirar o fôlego, pois temos o privilégio de ver a Praia de Copacabana, Morro Dois Irmãos, Pedra da Gávea, encosta do Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.

Praia de Copacabana:

Logo após a praia do Leme temos a praia de Copacabana, que  é uma das praias mais famosas e emblemática do Rio de Janeiro. Conhecida mundialmente, Copacabana possui 4 km de orla composta de vários quiosques e claro, não podemos esquecer do famoso calçadão de pedras portuguesas pretas e brancas.

Você também pode fazer um passeio de bicicleta pela ciclovia e parar em um dos quiosques e saborear uma bela água de coco geladinha enquanto aprecia o visual para o mar. No final da praia tem o Forte de Copacabana, que também tem um corredor na lateral que leva até o museu histórico do Exército e o Campo de Marte com uma vista privilegiada da praia.

 Na orla temos 2 estátuas onde podemos tirar fotos. A primeira fica na altura do posto 3 que é do Ayrton Senna e a outra é na altura do posto 6 que é a do Carlos Drummond de Andrade.

Praia do Arpoador:

Queridinha dos surfistas e bem conhecida por ser uma das praias preferidas para assistir um belo pôr do sol, temos a praia do Arpoador. Com apenas 800m de extensão, ela fica entre o Forte de Copacabana e a Rua Otaviano com a Avenida Vieira Souto.

A pedra do Arpoador é um dos principais pontos turísticos, responsável por separar a praia do Arpoador e a praia de Copacabana. Como já mencionei, a Pedra do Arpoador é muito frequentada por aqueles que querem ver um belo entardecer enquanto olham o Morro dos Dois Irmãos de um lado e as praias do Diabo e Copacabana do outro. De lá, o pôr do sol é aplaudido pelos turistas e moradores que só vão ao local para observar esse momento do dia.

Praia de Ipanema: 

Em seguida, temos a praia de Ipanema, bastante frequentada e badalada por diversos artistas, turistas e entre outros. Ficando em segundo lugar entre as praias mais famosas do Rio de Janeiro. A praia de Ipanema, fica atrás apenas da a preia de Copacabana, na qual as pessoas além de aproveitar seu calçadão durante o dia, tanto aproveitam à noite, seja para praticar exercícios como também para caminhar, encontrar amigos e tomar uma água de coco.

Mais ou menos na altura da Rua Farme de Amoedo, fica a parte da praia destinada ao público LGBT+.

Conhecida por sua beleza, durante muito tempo a praia de Ipanema serviram de inspiração para muitos poetas, escritores e compositores. Entre essas canções está a “Garota de Ipanema” de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, que se tornou uma das músicas mais conhecidas do mundo.

Praia do Leblon:

Em seguida, temos a praia do Leblon, que como o próprio nome diz, está localizada no bairro Leblon que por sua vez é considerado um dos mais nobres da cidade do Rio de Janeiro.

Garantindo uma ótima infraestrutura a turistas, o bairro possui excelente hotéis, bares e restaurantes e a praia possui quiosques que também dão conforto aos seus frequentadores.

O ambiente é bem tranquilo e familiar, sendo ideal para crianças pequenas. Sua orla possui um excelente espaço, desde quem pratica esportes quanto para quem quer aproveitar o sol.

Dica:

No final da praia do Leblon, temos o mirante do Leblon que pode ser acessado facilmente. Lá temos um quiosque onde podemos sentar e apreciar uma bebida gelada e também apreciar a bela paisagem do Pão de Açúcar e o Morro Dois Irmãos.

O Mirante do Leblon é um local que você pode observar como também te garante excelentes fotos da orla, do bairro, das praias do Leblon e Ipanema.

Praia do Vidigal:

Em seguida, temos a praia do Vidigal, uma praia bem pequena que fica um pouco escondida, entre o final da praia do Leblon e o início de São Conrado.

Em meio as badaladas praias da Zona Sul, a praia de Vidigal é um pequeno oásis e tem cerca de 600 metros de extensão que fica localizada aos pés do morro dois irmãos.

A praia do Vidigal fica localizada na Avenida Niemeyer, na altura do número 99, logo após passarmos o Mirante do Leblon. Seu acesso é feito através de uma escadaria composta por 133 degraus, que por sua vez, também é bem discreta e fica ao lado do Hotel Sheraton.

Apesar de ser uma praia conhecida, muita gente nunca foi a praia do Vidigal pelo fato de achar que é uma praia restrita ao público devido ao Hotel Shareton, que no final de 1960 se instalou na região, ficando localizado à beira mar em frente a praia. Quando o hotel foi construído, a intenção era fechar o acesso à praia, deixando apenas para seus hóspedes, mas o projeto não foi para frene.

Apesar de estar à beira mar, na praia do Vidigal, o Sheraton, apenas fica situado entre a praia de Ipanema e a Barra da Tijuca, mas não possui a praia do Vidigal como exclusividade.

Praia de São Conrado:

Em seguida, temos a praia de São Conrado, com suas águas azul esverdeada e pouco mais de 2 km de extensão, e a ótima estrutura, na Praia de São Conrado você tem vista para dois grandes cartões postais do Rio de Janeiro: a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos. A Praia também é utilizada para queles que praticam esportes à beira mar.

Em toda a extensão da praia, seu calçadão exibe belas palmeiras, bancos e ciclovia, criando um clima perfeito para caminhar, andar de bicicleta ou apenas sentar na orla da praia em frente ao mar para contemplar a natureza?

Praia do Pepino:

Em seguida, ainda no Bairro São Conrado, temos a Praia do Pepino. Essa Praia é utilizada para o pouse dos corajosos aventureiros que fazem voos duplos de asa-delta ou parapente que decolam da Pedra Bonita, a poucos quilômetros dali.

Além disso, essa praia também é bastante frequentada para a pratica de esportes como escalar as montanhas e aproveitar as ondas perfeitas para o surfe.

Não podemos deixar de lembrar, que na Praia do Pepino, também temos o Hotel Nacional, que é simplesmente ícone, patrimônio histórico e cultural da humanidade. Sem contar que também leva o título de símbolo da arquitetura brasileira, projetado por Oscar Niemeyer e os jardins por Burle Marx, um dos principais paisagistas do século.

Praia da Joatinga (Joá):


Rodeado por mansões, o Joá é um bairro que fica escondi, totalmente fora das rotas turísticas do Rio. Lá, encontramos uma das mais belas praias da cidade, a Praia da Joatinga. No caminho para a Praia, aproveite e faça uma pausa no Mirante do Joá para apreciar a vista que o local oferece.

A praia fica dentro do condomínio Joá, mas o acesso é live para todos, basta parar para dar o Nome e a placa do carro ou moto e já pode entrar. Lembrando que você também pode chegar de ônibus, a linha 332 ou 557 te deixa na porta do condomínio e você só faz uma caminhada rápida até a praia.

O Visual é sensacional e você pode optar em descer pelas escadas ou pela rampa.

A praia é bem pequena, com aproximadamente 300m de faixa de areia e em dias em que a maré está alta, a praia não se torna acessível, pois o mar cobre quase toda a areia.

A praia não possui muita infraestrutura, por isso é bom que você leve sua cadeira, guarda sol e lanche. Ah, não esquecendo de levar também sua sacola para recolher o lixo quando for embora.

Outra coisa bem importante é avisar que algumas operadoras de celular não tem sinal nessa praia.

A praia é muito frequentada por famílias que possuem crianças. É uma praia linda, point entre os surfistas e ótima para quem quer um pouco de privacidade e segurança.

.

Praia da Barra da Tijuca:

Em seguida, vamos atravessando para a Zona Oeste,

A praia da Barra começando na Av. do Pepê e indo ao longo da Av. Lúcio Costa (antiga Sernambetiba), é a maior praia do Rio de Janeiro, possui 14,4 km de extensão e um vasto centro gastronômico, hoteleiro. A praia da Bara, tem entretenimento, é a queridinha de muitos cariocas e artistas, e ainda é usada como cenário para várias novelas.

Tanto o bairro, quanto a orla, a Barra da Tijuca é considerada a Miami Brasileira.

Logo no início da Praia, temos o Pier da Barra e Quebra Mar da Barra Tijuca, local bem frequentado para passear e tirar belas fotos com a vista da praia da barra em toda sua extensão.

A praia possui areia branca e suas águas são esverdeadas e límpidas com bastante ondas devido aos fortes ventos. Na praia é comum vermos a prática de futebol de areia, futvolei, volei e frescobol. No seu calçadão, é comum vermos as pessoas azendo caminhadas ou andando de bicicleta ao longo da ciclovia.

Uma curiosidade é que a orla da Praia da Barra não é muito frequentada a noite, ao contrário das praias da zona sul.

Praia da Reserva:

Também conhecida como Praia da Reserva de Marapendi, a praia da Reserva está situada na da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Sua orla possui cerca de 8,0 km de extensão e se localiza entre a Praia da Barra e a Praia do Recreio.

Para quem gosta de silêncio e beleza natural, a Praia da Reserva é um dos destinos mais legais do Rio de Janeiro. Veja que ótima ideia nadar no mar do Rio Oeste, bronzear-se e se divertir nessas lindas praias. A Praia da Reserva fica a 6 km do Posto 5, na Praia da Barra. Para chegar lá, siga pela Av. Lúcio Costa x Recreio. Preste atenção aos sinais de trânsito enquanto dirige.

Na praia, temos cinco coisas para se aproveitar:

Aproveitar a atmosfera relaxante

Surfar em dias de mar bom

Mergulhar no mar esverdeado

Almoçar em um bom restaurante

Conhecer a Praia da Macumba

Praia da Macumba:

Localizada entre a Praia da Barra da Tijuca e a Praia do Recreio, a Praia da Reserva leva esse nome por estar localizada na Reserva de Marapendi, reserva ambiental destinada a proteger a vegetação de Restinga e manguezal. A reserva abriga a Lagoa Malapendi, utilizada para a prática de esportes náuticos como canoagem, remo e vela. A água do mar é verde, límpida e limpa, com ondas agitadas, propícias à prática de esportes náuticos. Os surfistas adoram esta praia, mas é importante saber que não é acessível por transportes públicos. Em setembro de 2011, a Praia da Reserva passou a fazer parte do Parque Natural Municipal Nelson Mandela da Barra da Tijuca e passou a ser Unidade de Conservação.

Praia do Recreio e do Pontal:

O Recreio é uma extensão da Barra da Tijuca, mas possui um ar mais residencial, porque seus prédios próximos são limitados a 3 a 5 andares.

Além de ser local de filmagem dos campeonatos de surf e bodyboard e da Rede Globo, o local também conta com praia e a Pedra do Pontal, que veremos na próxima. É a maior e mais movimentada praia do Recreio dos Bandeirantes e tem as ondas mais fortes e as águas mais claras do litoral carioca. Com cerca de 3 quilômetros de extensão, conta com diversas escolas de surf e vôlei de praia, é frequentada por surfistas e já sediou diversos campeonatos de bodyboard. Os edifícios que são voltados para a praia são limitados legalmente a não mais de 3 andares, para que o sol não seja bloqueado por grandes edifícios. Seus limites vão da praia da Barra da Tijuca até a Pedra do Pontal. A Praia do Pontal (do outro lado da falésia) é caracterizada por águas calmas e prédios mais altos localizados à beira-mar.

Praia da Macumba ou Praia do Pontal:

A Praia da Macumba, também conhecida como Praia do Pontal, está localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro entre a Praia do Recreio e a Prainha.

Esse nome popular vem de lugares como Ubanda e Candomblé, onde os religiosos faziam oferendas a Imanjá e Orissa. Pontal de Sernambetiba também possui um nome popular, Pontal Tim Maia, em homenagem ao cantor. O paraíso do longboard está localizado entre a Praia do Recreio e a Prainha. É uma praia ampla com quiosques e ciclovias por todo o litoral. A Praia da Macumba tem cerca de 1,3 quilômetros de extensão e está localizada entre a Prainha e a Praia do Pontal. A praia ganhou esse nome porque era aqui que os adeptos de Umbanda e do Candomblé realizavam suas ordens e práticas religiosas. Também é chamada de paraíso do longboard porque suas ondas proporcionam surf o ano todo.

Obs:

Desse ponto em diante, você pode partir para outros roteiros do Rio de Janeiro, que apesar de estarem fora da rota turística, são excelentes opções para se visitar.

Vou lista alguns, como a Praia do Secreto, Prainha, Praia do Abricó, praia de Grumari, praia Funda, praia do Meio, Praia do Perigoso e já saindo do Rio de Janeiro a praia das Conchas.


Praia das Conchas
Essa já fica fora dos limites da Cidade do Rio de Janeiro, localizada dentro do Guarujá que é litoral Sul da cidade de São Paulo e fica a aproximadamente 1h30 da capital do estado. 

E aí, gostou do Post?

Bom, por enquanto é só, vou ficando por aqui e fiquem ligados pois sempre estou atualizando o blog com novos conteúdos, dicas e receitas.

Temos vários outros Posts e Receitas aqui no Blog. Você pode acessar o menu localizado no topo da página e usar a opção correspondente.

Compartilhe esse Post com amigos ou aquelas pessoas que você gostaria que tivessem acesso a ele.

Muito obrigado e até o próximo post.

Veja também:

Viajar sem gastar muito – saiba quais são os países mais baratos para se conhecer

Lugares Proibidos no Brasil – 5 que só vemos por fotos

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.