Pesquisar
Close this search box.
Doença renal

Doença renal – 10 SINAIS de ALERTA de QUE seus RINS estão FALHANDO

Você sabe o que é Doença renal? Será que seus rins vão bem ou estão com algum probleminha?

Meu nome é Cleber Moura, sou paciente renal, há 8 anos faço hemodiálise e estou na fila do transplante. Hoje vou falar um pouco sobre alguns dos sintomas que nós pacientes renais e quem tem algum tipo de problema nos rins sente.

Além de falar sobre doença renal, vou listar os 10 sinais de alerta de que seus rins estão falhando.

Os rins são muito importantes para sua saúde como um todo, aqui no Brasil cerca de 10 milhões de pessoas convive com algum grau de insuficiência renal muito sem saber.

Poucas pessoas sabem entender os sinais de alerta dos rins, mas saiba que é muito importante você entender mais sobre esse assunto, porque a doença renal simplesmente na maioria das vezes é silenciosa e só cresce no mundo.

Doença Renal.

Mais de 800 milhões de pessoas tem problema renal no mundo. Nos Estados Unidos uma em cada sete pessoas tem a doença. Mais a metade das pessoas que começam a fazer hemodiálise só descobre a doença quando seus rins já pararam, quando não tem mais nada que se possa fazer.

 Por isso fica atento, primeiro vamos falar sobre os sinais e sintomas e doença renal, aqueles que você consegue sentir ou enxergar que tem algo de errado com funcionamento dos seus rins e os sinais de alerta.

Depois vem a mais importante, vamos falar sobre a prevenção, algumas medidas que podem fazer com que seu risco de ter problema renal caia,

Quais são os hábitos que você deve ter, comidas que você deve consumir para evitar essa doença, porque pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença no final.

Então vamos lá, vamos ver os 10 sinais de alerta que estão nos mostrando que há algo de errado com seus rins.

Doença renal, sinal de alerta 10 – Coceira na Pele:

Doença Renal.

Se você vem sentindo muito prurido coceira na pele, presta atenção, pode ser problema dos seus rins. Uma das funções principais do rins é filtrar as toxinas do nosso organismo e resíduos do nosso metabolismo.

Os rins e fígado tem essa função de limpeza e quando os rins faltam há acúmulo de resíduos no sangue, e isso pode causar uma coceira intensa. Muitos falam que a coceira nem parece que vem da pele e sim do osso.

Doença renal, sinal de alerta 09 – Gosto de Metal na Comida:

Doença Renal.

Quando os rins não filtram corretamente, há aquele acúmulo de resíduos e um deles é o excesso de ureia, a uremia, que pode alterar o sabor dos alimentos esse sabor metálico faz com que a pessoa perca o apetite.

Muitas pessoas relatam ter um gosto ruim na boca e parecer que estão comendo ferro. Fique atento a isso.

Doença renal, sinal de alerta 08 – Mal Hálito:

A uremia pode causar mau hálito, é um hálito estranho, com cheiro diferente.  Pode ser um cheiro de peixe, urina ou outro e mesmo que você escove os dentes toda hora, não vai passar pois o cheiro é causado pelo mal funcionamento dos rins.

Doença renal, sinal de alerta 07 – Inchaço nos Pés, Pernas e Rosto:

Doença Renal.

Como já foi dito acima os rins é responsável pela limpeza das toxinas, mas outra função importante dos seus rins é o controle no balanço de sais minerais e a quantidade de líquidos no corpo.

 É importante observar que o excesso de fluido ou líquidos do sangue são excretas pela urina. Se você beber água demais, cerveja demais, seus rins vão limpar. Mas quando seus filhos começam enfraquecer, eles não conseguem mais remover o excesso de líquido que vai acumular seu corpo causando inchaço.

O inchaço nos pés e pernas mimetizam um problema cardíaco, mas quem tem problema cardíaco não vai inchar as mãos, o rosto, a pálpebra. Então presta atenção se os seus sapatos não cabem mais, se as pálpebras estão inchadas e mesmo a pessoa perdendo peso o rosto continua inchado.

Doença renal, sinal de alerta 06 – Fadiga:

Se a todo momento você se sente cansado, pode ser um sinal. A terceira função dos rins é fabricar hormônio chamado eritropoetina. Então se os rins são saudáveis eles vão produzir a EPO normalmente, estimulando seu corpo a produzir glóbulos vermelhos que transportam oxigênio.

Quando os rins começam a falhar vão produzir menos EPO, com isso a pessoa vai ter anemia. Por isso que quem tem problema renal tem uma coisa estranha, amarelo palha, que se percebe de longe.

E como você já deve saber, quando uma pessoa tem anemia ela fica fadigada, cansado o tempo todo porque com menos glóbulos vermelhos para transportar o oxigênio, seus músculos e seu cérebro vão se cansar mais rapidamente.

Doença renal, sinal de alerta 05 – Falta de Ar:

A falta de ar tem dois motivos. O primeiro pelo excesso de líquidos no corpo e esse excesso de líquido faz com que seu coração trabalha mais e pode acumular líquidos nos pulmões. O segundo motivo é anemia, as pessoas relatam que não consegue dormir à noite ou quando vão caminhar perdem o fôlego rápido, como se estivesse afogando.

A pessoa passa a se sentir fraca e até tonta por causa disso.

Doença renal, sinal de alerta 04 – Sentir Frio:

As pessoas podem sentir esse frio mesmo estando calor. As pessoas compram na renal podem reclamar e percebe que às vezes ficam com muito mais frio e até mesmo tem calafrios enquanto as outras pessoas não sentem nada.

Pode estar quente e a pessoa se sentir com frio, isso também é devido a falta de eritropoetina causando anemia que pode fazer você se sentir mais frio mesmo em um ambiente pequeno.

Doença renal, sinal de alerta 03 – Dificuldade de Pensar Claramente:

Dois fatores causam essa dificuldade de pensar claramente.

A primeira é o acúmulo de toxinas no sangue que não vão deixar seu cérebro funcionar corretamente então vai ter menos neurotransmissores.

A segunda é a anemia. O cérebro não vai receber oxigênio suficiente e isso pode levar a problema de memória ou de concentração. Não é demência e sim problema renal.

Doença renal, sinal de alerta 02 – Náuseas e Vômitos:

As náuseas e vômitos aparecem porque as toxinas estão se acumulando no corpo. Um grave acúmulo de resíduos no sangue, de uremia, pode causar vômitos também. Ficando nauseado não vai comer e você pode perder peso.

Doença renal, sinal de alerta 01 – Mudança na Urina:

Os rins fabricam a urina por isso quando seus rins estão falhando a sua urina pode mudar. Você pode urinar com mais frequência e a urina fica sempre mais clara, a pessoa pode ter que ir urinar e quando vai ao banheiro urina apenas duas ou três gotinhas, levanta-se mais à noite para urinar.

Pode ser problema cardíaco, de próstata, infecção urinária ou mesmo que você toma muito líquido antes de dormir, mas pode ser problema renal. A urina também pode sair diferente, espumosa e pensamos que estamos perdendo proteínas pela urina.  

Mas também a pessoa pode urinar menos do que o normal e a cor ficar mais escura e pode conter até sangue, por isso é importante você prestar atenção no seu corpo.

 Não precisa ter todos os sinais e sintomas para ligar p sinal de alerta que talvez você tenha um problema renal. Se você tiver pelo menos três ou quatro desses sintomas é melhor procurar ajuda, pois quanto mais cedo você detectar o problema, menor o risco de você parar na hemodiálise.

Como se proteger da Doença Renal?

Em primeiro lugr, temos que evitar tudo que faz mal para os rins e aumentar as coisas que fazem bem.

O que faz mal para os rins e que devemos evitar ao máximo?

Primeiro:

Evite anti-inflamatórios. Se você tem muitas dores nas costas, no pé, saiba que os anti-inflamatórios Diclofenaco, Torsilax, Tandrilax, Cataflan, Voltarem, ibuprofeno, naproxeno e muitos outros anti-inflamatórios são os remédios que mais causam lesão renal aguda e crônica.

Apesar disso, são comprados sem receita, portanto se você quer manter seus rins saudáveis evite ao máximo o uso de anti-inflamatórios.

Sempre que tiver que usar, apenas uso esporádico e curto período, tente nunca ultrapassar três dias seguidos.

Segundo:

Evita é abusar do Sal. Quando você abusa do sal está sobrecarregando seus rins. O sódio em excesso faz com que os seus rins retenham mais água pode aumentar sua pressão arterial. Essa pressão constantemente alta pode prejudicar delicados filtros dos rins, levando a danos a longo prazo.

Terceiro:

Evita excesso de açúcar. Não só o sal que prejudica os rins, o açúcar também causa retenção de líquidos. Isso porque faz com que seu pâncreas liberem mais insulina que é um estilo renal para reter água e sal.

O açúcar demais causa obesidade, obesidade é um dos principais fatores de risco para insuficiência renal.

Quarto:

Fuja dos ultraprocessados como refrigerantes que tem grande quantidade de ácido fosfórico que enfraquece os ossos, aumenta o risco de osteoporose. Se você já tem problema renal vai precisar limitar o fósforo de sua dieta, sem contar que são ricas em sobe e açúcar.

Além disso essas comidas industrializadas são ricas em aditivos químicos, são corantes, conservantes que podem ter um efeito negativo para a saúde dos seus rins e tem alto teor de açúcar, gorduras saturadas, sódio, que pode desregular hormônios incluindo aqueles relacionados à função renal.

Quinto:

Como a comida de verdade, frutas e vegetais que são ricos em antioxidantes e fibras. Espinafre, couve, maçãs, morango, são boas escolhas. Como grãos integrais, proteínas magras, mas sem excesso, peixes ricos em ômega 3 que tem propriedades anti-inflamatórios que podem ajudar a proteger os seus rins, peito de frango, azeite de oliva que pode reduzir a inflamação e proteger seus rins.

Sexto:

Faça atividades físicas, não tem que parado, pois sedentarismo faz mal para os rins. Exercício físico ajuda no controle de pressão arterial que a principal causa de problemas renais no Brasil. Melhora a sensibilidade de insulina, evitando o seu risco de diabetes.

Diabetes é a principal causa no mundo de problemas renais, reduz o risco de obesidade, melhora a circulação sanguínea, reduz inflamação, aumenta fluxo urinário e melhora a sua saúde em geral.

 Estudos mostram que pessoas sedentárias tem maior risco de disfunção renal.

Sétimo:

Se hidrate, os rins precisam de água para funcionarem bem. Quando você se desidrata, pode levar a lesão renal aguda.

Como saber se você está bem hidratado ou se hidratando suficientemente?

Normalmente de 1,5 litros a 3 litros de líquido é uma boa menta para pessoas ativas. Olhar a cor do seu xixi, a frequência que você urina, se está clarinha, se está urinando o suficiente, já dá uma pista para dizer se você está tomando líquido suficiente.

Agora, aqueles com insuficiência renal podem precisar restringir a injeção de líquidos, porque os rins já não conseguem excretar o excesso deles de forma satisfatória, então se você tiver problema renal maneira um pouco.

E aí gostou do Post?

Espero que tenha ajudado e que você tenha aprendido mais um pouco.

Comente o que você achou ou o que gostaria de ver em nosso Blog. Afinal, seu feedback é muito importante para nós.
Compartilhe esse conteúdo com aquele amigo que você acha que vai gostar de ler este artigo e em suas redes sociais, dessa forma as outras pessoas terão acesso a esse conteúdo e fique ligado que em breve estaremos postando novos conteúdos.

Até o próximo Post.

Veja também:

Hábitos matinais – os 8 que mais prejudicam a sua vida e sua produtividade

Hipertensão – Conheça os Alimentos que ajudam a Reduzir

Correr todos os dias é bom ou ruim?

Como ter mais foco, concentração e acabar com a procrastinação – Dicas

A importância da Caminhada – Benefícios que você precisa saber

Água e seus Benefícios para a Saúde do nosso Corpo

Os Benefícios do Limão Como Preparar e Consumir da maneira correta

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.