Pesquisar
Close this search box.
Hipertensão

Hipertensão – Conheça os Alimentos que ajudam a Reduzir

Atualmente as pessoas desenvolve Hipertensão Arterial cada vez mais cedo, e isso é alarmante. Para você ter uma ideia a Hipertensão Arterial é a terceira causa de morte evitável no Mundo. Mas o que é uma morte evitável?
Morte evitável é aquela que poderia ter sido evitada caso a pessoa tivesse tomado as medidas adequadas. Quanto mais ferramentas para o controle da pressão você tiver, mais seguro estará.

Qual é o limite da Pressão Arterial antes da Hipertensão?

A pressão 12 x 8 é a pressão normal e muitos acham que qualquer valor acima disso, já é Hipertensão. Mas saiba que para ser considerada uma pessoa Hipertensa, sua pressão deve estar frequentemente acima de 14 x 9, ou seja, ainda tem mais uma pequena elevação na pressão.

Você sabia que existe vários alimentos que ajudam a reduzir a Hipertensão? Se não sabia, agora vai ficar sabendo porque nesse post vou falar sobre frutas, sucos e alimentos que podem te auxiliar a diminuir a pressão alta.

Primeiramente, queria deixar claro que esse post apenas vai te ajudar a preparar alguns sucos que vão auxiliar na redução da Hipertensão.

Se você já toma algum remédio para o controle da pressão, é fundamental que mantenha e siga sua receita.

Hipertensão-frutas

A influência de Frutas e Açúcar na Hipertensão:

Quando falamos em Sal, logo  relacionamos à Pressão Alta. Mas talvez você não saiba que açúcar e frutas também Influenciam nossa Pressão Arterial.

Cientistas do Canadá, comprovaram durante um estudo que o consumo diário, mas moderado, de suco de fruta natural ajuda a controlar e até a diminuir hipertensao.

Por que o Suco de Fruta ajuda no Controle da Hipertensão?

Hipertensão-sucos

 Porque as frutas tem substâncias anti-Inflamatórias e antioxidantes que protegem as nossas artérias.

As frutas vermelhas, são mais potentes porque têm mais antioxidantes. Mas todas as frutas ajudam ou podem ajudar bastante.

Quanto devo Tomar para reduzir a Hipertensão?

 Agora, você vai saber quanto é necessário para ter esse benefício na pressão.

Cerca de 150 ml por dia, um copinho americano, encha até a medida, nada além disso.

 Lembre-se, não exagere, não vai sair tomando suco por ai, pois exagero e  excesso nao faz bem.

Comer Frutas também reduz a Hipertensão?

Sim, não é só o suco que é indicado, mas consumir as frutas tdeambém ajuda a reduzir a Hipertensão. Você pode pegar uma dessas frutas e comer.  

Mas atenção, estamos falando de suco de fruta, suco natural. E para melhorar, sem nenhum açúcar.

É importante falar que não dá para colocar muito açúcar para que não perca esse benefício das frutas.

O açúcar, as bebidas industrializadas e a Hipertensão:

Para piorar as coisas, essa mesma pesquisa realizada no Canadá, mostrou que quem consome bebidas muito açucarada, inclusive o sucos Industrializados (sucos esses que tem açúcar adicionado), tem a Pressão Arterial mais alta do que as pessoas que bebem o suco natural.

Pensante né? Porque a gente sempre fala do vilão e tal, tal, tal. Controlar o açúcar também é muito importante. Se você tem a pressão alta, já está diagnosticado com Pressão Alta. Suco de fruta não vai substituir o remédio, é para ser um aliado.  Você tem que tomar os remédios seguindo a receita e a orientação médica.

Por qué importante falar da Pressão Arterial e por que é tão importante Controlar?

 Porque esse controle diminuiu o risco de infarto de AVC e também os problemas nos Rins. Então, já sabe. A alimentação adequada.  Pouco Sal Açúcar, atividade física também ajuda. E caso você não tenha o Hábito de medir a pessão, comece a cria-lo.

Vai no posto médico, porque todo mundo, pelo menos uma vez por ano,  precisa aferir a pressão

Como utilizar o pepino para tratar a pressão arterial?

Como já falamos, Hipertensão arterial é um problema gravíssimo, que hoje, acomete uma em cada Quatro pessoas adultas no Brasil, cerca de 25% da população possui Hipertensão Arterial.

Hipertensão-pepino

Duas pesquisas realizadas por 7 dias na Indonésia mostraram que o suco de Pepino (o Pepino Inteiro com caso e tudo), na proporção de 100 gramas de Pepino para 200ml de água.

Essa Pesquisa utilizou para testar o suco de Pepino em Idosos com Hipertensão Arterial.  Homens e Mulheres acima de 40 Anos que apresentava o quadro de Hipertensão Arterial. Esses Homens e Mulheres beberam o suco de Pepino durante os 7 dias seguindo a proporção de 100 Gramas de Pepino para 200ml de água, um copo diário.

Nas duas pesquisas, em todos os participantes, o resultado foi uma redução muito expressiva da Pressão Arterial deles, frisando que se tratava de idosos Hipertensos.

Outro estudo que foi realizado na Nigéria com indivíduos saudáveis (sem Hipertensão Arterial), demonstrou que o uso do suco de Pepino na mesma proporção, tomaram 200ml de suco de Pepino apenas uma única vez e tiveram uma redução em sua Pressão Arterial e ainda melhor, essa redução se deu no prazo de duas horas.

Dica:

Faça um teste na sua casa, testa sua Pressão Arterial, veja quanto está Tá Normal, 12 x 8, 12 x 9, 13 x 8 está bom. Em seguida, faz um suco de Pepino 100 Gramas de Pepino e 200ml de água, bate, coou, toma. Duas horas depois, vai lá e verifica a Pressão Arterial e veja o resultado. Caso você tenha pressão muito baixa, não é aconselhável o uso do Pepino. Porque mesmo em pessoas com a Pressão Arterial normal, ele demonstrou que consegue baixar a pressão Arterial.
Então é extremamente importante que você que tem Pressão Arterial muito baixa e sofre de Hipotensão, não use o suco de Pepino.

Na Índia outra pesquisa foi realizada e, Homens de 40 a 60 Anos que tinham Hipertensão Arterial tomaram o suxo de Pepino uma vez ao dia por duas semanas, ou seja, foram 14 dias de uso do Pepino. Foi obtida uma redução de 6,9% na Pressão Sistólica e 9,8% na Diastólica. Sístole é quando o Coração Aperta e Diástole é quando o Coração Relaxa.  Então, quando nossa pressão está 12 x 8 significa 12 é a Pressão Sistólica 8 a Diastólica.

Outro estudo realizado no Irã demonstrou que o extrato aquoso da semente do Pequeno também reduziu em 62%, nesse caso foi na Enzima Conversora de Angiotensina. Isso contribui bastante para a redução da Pressão Arterial.

Enzima conversora de Angiotensina também é chamada de Eca. Produzida pelo nosso corpo, responsável pela conversão da Angiotensina um em Angiotensina dois.

Angiotensina um não é ativa em nosso organismo, ou seja, não faz os Vasos contraírem, mas a Angiotensina dois é ativa, isso faz os vasos contraírem. Então, quanto maior for minha Angiotensina dois, mais os vasos contraem e mais alta fica minha Pressão Arterial.

Quando a Enzima Conversora de Angiotensina é inibida, a Angiotensina um não vira Angiotensina 2, dessa forma tenho um maior relaxamento dos vasos sanguíneos, consequentemente um melhor controle da Pressão Arterial.

 Essa Pesquisa também mostrou que a semente do Pepino possui uma ação de inibição da Enzima Conversora de Angiotensina. Isso é muito importante.

Outro estudo dessa vez, na Indonésia, demonstrou a eficiência do Pepino em Gestantes Hipertensas e Hipertensão na gestação é um problema grave.
Mulheres grávidas com quadro de Hipertensão Arterial, tomaram o Suco de Pepino durante os 14 dias, a Pressão média entre as Participantes do experimento baixou de 14 x 9 para 13 x 8.

 Então, após tomar o Suco do Pepino por 14 dias, a Pressão reduziu de 14 x 9 para 13 x  8, considerado um padrão perfeitamente normal principalmente na gestação Que é um período onde a mulher sofre várias alterações no seu organismo.

Suco para PRESSÃO ALTA Poderoso – Ajuda a DESINCHAR e Bom para o Coração

Hipertensão-beterraba

Então, continuando falando sobre o suco do Pepino, agora, vamos ver mais um suco do Pepino para te ajudar a baixar a pressão, desinchar, ou seja, se você tem Hipertensão, Pressão Alta, está grávida, inchada ou teve bebê a pouco tempo e precisa desinchar, esse suco vai ser maravilhoso não só para você grávida, mas como você que está se sentindo mais inchado e precisa desinchar.
Logo abaixo você terá os ingredientes para esse suco e em seguida o modo de prepro.

Ingredientes da Receita:

– 200 ml de chá da casca de abacaxi (Ferva a casca de um abacaxi em 1,5 litro de água por aproximadamente 15 minutos. Desligar e esperar esfriar. Coar e usar nessa receita ou beber o chá sozinho);

– 1/2 beterraba;

– 4 morangos;

– 1 kiwi;

Modo de Preparo do Suco:

Comece utilizando nosso líquido que vai ser a base que é o chá da casca de abacaxi.
Muitos não sabem, mas a casca do abacaxi é muito direto. Consegue estimular muito a diurese,  escretar o excesso de sódio junto com a urina do nosso artenismo, o que contribui na redução da Pressão Arterial e também para diminuir o inchaço,

Para fazer esse chá, pegue o abacaxi e corte normalmente como se fosse comer a polpa.

Ao invés de jogar a casca fora, lave bem a passando uma esponja se necessário. Muitos não lavam a casca porque não vão usar para nada. Retira aquela parte verde, a partir da coroa de cima, corta aquela parte amarelinha de baixo esfrega bem com uma escovinha antes de descascar.

Em seguida, descasque o abacaxi e guarde a polpa para usar como quiser, e a casca ao invés de jogar fora, corte em cubinhos e leva em uma panela com um litro e meio ou dois litros de água para ferver. Logo depois que ferver, desligue o fogo e deixe tampado por uns 20 minutos. Vai ficar como na foto abaixo, um amarelo bem clarinho:

No liquidificado, comece adicionando o suco da casca do abacaxi;

Agora, vamos acrescentar a beterraba. A beterraba por ter uma quantidade muito grande de nitrato que ajuda a aumentar vasodilatação dos nossos capilares dos vasos sanguíneos. Ou seja, faz com que esses vasos capilares artérias dilatem mais relaxando, fazendo com que o fluxo do sangue seja menor, diminuindo a pressão. Inclusive já existem estudos que falam que esse efeito pode ser de até 24 horas.

Dica:

Consumir a beterraba pra quem tem pressão alta também é muito interessante, você pode usar no suco, pode usar na salada, usar da forma que preferir;

Agora, vamos para o nosso próximo ingrediente que é o Morango. Muito rico em vitaminas em compostos flavonóides e também ajudam a controlar a pressão.  Além de ter pouquíssimo carboidrato, o morango é muito saudável;

Em seguida, vamos adicionar o Kiwi. Poucas pessoas sabem que ele ajuda na pressão, ele tem cálcio, magnésio e potássio na sua composição e esses três nutrientes ajudou muito a regularizar e manter o equilíbrio da pressão arterial. Por isso ele é uma ótima adição para o nosso suco;

Agora, vamos colocar para bater

 Dica:

Caso não queira usar o chá da casca do abacaxi, você pode fazer chá com salsa, aquela que usamos para temperar, colocando um ramo de salsinha em uma xícara de água fervendo, tampa, espera 15 minutos e usa como base.

O melhor horário para tomar esse suco é no café da manhã, no almoço ou no máximo no lanche da tarde, caso você lanche cedo. Porque se não você vai acordar várias vezes a noite para ir ao banheiro urinar.

Não é necessário acrescentar açúcar nem adotante, pois ele já é naturalmente super doce, mas se mesmo assim você quiser acrescentar, pode ser o açúcar mascavo ou mel. Outras opções são os adoçantes é os adoçantes não calóricos.

SUCO PARA BAIXAR A PRESSÃO ALTA de forma saudável e natural

Agora, vamos para mais uma receita saudável para baixar a pressão de forma natural.
Nessa receita de suco para ajudar a reduzir a Pressão Arterial, vamos aprender a preparar mais um suco.

𝐈ngredientes do Suco:

1 laranja;

1/2 maçã pequena;

1/2 cenoura pequena;

sementes de chia 1 colher de chá;

1 colher (chá) sementes de linhaça;

1 colher (chá) sementes de girassol;

suco de 1 limão;

250ml de água gelada;

Modo de Preparo:

Bater tudo no liquidificador por uns 5 minutos CONSUMIR: inclua na sua rotina quando necessário

De início, no liquidificador coloque uma laranja;

Em seguida, acrescente meia cenoura;

Logo depois, acrescente meia maçã;

Agora, coloque as sementes de chia;

Depois, acrescente também as sementes de linhaça;

Depois, acrescente as sementes de girassol;

Agora, acrescente o suco de limão;

Em seguida, adicione 250ml de água gelada;

Feito isso, coloque para bater por aproximadamente 5 minutos;

Logo após esse tempo, desligue o liquidificador e coloque o suco em um copo. Esse suco pode ser incluído em sua rotina e vai ajudar a baixar a pressão de forma natural e saudável.

Dica:

É muito importante que você não esqueça de incluir na sua rotina, atividade física, uma alimentação saudável, pois isso também vai ajudar.

Suco Verde para Baixar Pressão Alta – Ajuda a Desinchar e Ótimo para o Coração

Hipertensão-suco verde

Continuando nosso post sobre Hipertensão e sucos que ajudam a reduzir, vamos ver agora como preparar um suco verde para desinchar e abaixar a pressão arterial.
Esse suco possui ingredientes muito bons também para diminuir o colesterol, ele d-tox ajuda a dar aquela purificada no seu organismo. Os ingredientes são fantásticos e durante o preparo você vai ficar sabendo o que cada um é responsável.

Vamos começar listando os ingredientes necessários para o preparo desse suco verde.

Ingredientes da Receita:

– 1 xícara de chá de casca de abacaxi (Receita do chá: ferva 1 litro de água com a casca de 1 abacaxi por 15 minutos. Coe e use como chá normalmente);

– 3 folhas de alface;

– 1/2 pepino;

– 2 colheres de sopa de salsinha;

– 1/4 berinjela;

Modo de Preparo do Suco Verde:

Agora, vamos começar o preparo, no liquidificador coloque a base do nosso suco que é o chá de casca de abacaxi. Como já falamos acima, a casca do abacaxi é extremamente diurética super gostosa e serve como uma base para deixar o suco naturalmente docinho e sem precisar adoçar. Além disso a casca do abacaxi tem abromelina que é muito bom para o funcionamento do nosso sistema digestivo de uma maneira geral, estômago;

Em seguida, vamos acrescentar o Alface que também é altamente diurético. Normalmente quando a gente pensa em suco verde, pensamos logo em couve. Mas aqui vamos usar alface que é um vegetal muito diurético e tem gente tem que até faz o chá de alface para baixar a pressão. Vou usálo aqui em forma de suco pois além de ser muito diurético tem muita fibra;

Agora, vamos acrescentar a salsinha, que é um potente diurético, fontes de vitamina C e também está na lista dos melhores alimentos para baixar a pressão;

Agora, vamos acrescentar o pepino. O peino é outro elemento que ajuda muito a desinchar porque tem uma grande diurese de água e é naturalmente muito hidratante. Ele tem muita fibra tem muita água e vai fazer com que você urine mais e pela urina libere o excesso de sódio e melhore a quantidade de líquido dentro do seu organismo. Tanto o líquido que está embaixo da pele que chamamos de líquido intersticial que fica sobre a pele e que deixei aquela aparência inchada quando aperta.

Por fim, vamos acrescentar a berinjela. Ela é muito importante para quem tem problema de pressão e nesse caso, também para quem tem o colesterol aumentado porque ajuda a diminuir o colesterol, ela tem muito potássio, tem muita atividade de água tem muitas fibras é um vegetal muito interessante;

Feito isso, vamos bater tudo por aproximadamente

Dica:

Você pode colocar um pouquinho de Mel, Açúcar Mascavo para adoçar. Mas o ideal é tomar sem colocar nada para adoçar.

Se você toma algum tipo de remédio para abaixar a pressão, tome cuidado porque pode ser que como você vai fazer muito xixi (vai urinar muito), pode ser que abaixe demais sua pressão.

10 MELHORES ALIMENTOS PARA PRESSÃO ALTA (e 5 PROIBIDOS na HIPERTENSÃO)

Agora, nessa parte do nosso post vamos abordar 10 alimentos que são bons e 5 que não são bons para quem tem Hipertensão. Vale ressaltar que a Hipertensão é um dos problemas de saúde mais comum do mundo, afetando um em cada três adultos. Antes de começar a falar dos alimentos, vamos a algumas questões relacionadas a isso.

Dieta tem a ver com pressão alta?

Claro que tem! A dieta está intimamente ligada a sua pressão arterial. Certos alimentos podem fazer com que a pressão suba enquanto outros tem o poder de baixa-la quando está alta.

Mudança de estilos de vida (perder peso, fazer exercícios físicos), mudanças na dieta (especialmente dieta dash,  que será abordada mais a frente,  além de  reduzir sal) e também remédios,  podem  melhorar ou mesmo controlar a pressão.

Sabemos que uma pressão arterial sistólica constantemente acima de 120mmHg já causa danos vascular aumentando o risco cardiovascular.

Em 2021, foi publicada a última diretriz brasileira de hipertensão estabelecendo que pré-hipertensão é aquela é aquela cuja pressão sistólica (que é a máxima) fica entre 130-139 MHG e a PAD (que é a mínima) entre 85-89.

Quando uma pessoa é considerada Hipertensa?

Então, conforme a imagem abaixo fica claro que hipertensão é uma pressão sistólica maior que 140mmhg, o que é considerado hipertensão pela última Diretriz Brasileira (SBC) e pressão diastólica 90mmhg (ou  seja- maior ou igual a 14 x 9).

Então, se eu tiver uma pressão acima de 14 x 9, vou ter sintomas?

Não, na maioria das vezes a Hipertensão é silenciosa, por isso, cuidado..

Quais os sintomas de hipertensão?
Na maioria das vezes a Hipertensão é um mal silencioso. Tem casos que o primeiro sintoma é um derrame ou um infarto.

Mas claro que existem exceções:
quem já é Hipertenso e toma remédios, as vezes sente sintomas quando a pressão  sobe, como dor de cabeça, dor na nuca, falta de ar, o rosto fica vermelho, a visão fica borrada, sente tonturas, zumbido no ouvido, ou dor no peito..

Tudo isso podem ser sintomas de Hipertensão, mas as vezes é o contrário. A dor causou a pressão alta. Mas realmente, algumas pessoas sentem mais, outras menos. Mesmo assim, caso não sinta nada, não quer dizer que você não tenha pressão alta.
Você tem que aferir a sua pressão, medir a pressão para garantir que você não tem esse problema.

Aferir a pressão constantemente é importante, pois a hipertensão pode trazer complicações:.

Quais são as complicações da pressão alta?

Como já falei:

AVC (principal causa de derrames isquêmico quanto hemorrágico), infarto, angina, insuficiência cardíaca e cardiomiopatia hipertensiva, fibrilação atrial, demência, aneurisma de aorta, doença renal crônica, impotência sexual e morte cardiovascular.

Por isso é fundamental saber se você é hipertensa e controlar sua pressão, deixando na faixa correta. Mesmo assim, esse controle da pressão não vai garantir que você vai conseguir ficar sem remédio para pressão. Em alguns casos a pessoa consegue ficar sem remédio, mas em outros casos vai ter que tomar remédios.

Qual a dieta que consegue combater a Hipertensão?

A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), que significa no nosso Português “dieta para combater a hipertensão “.

Em que consiste a Dieta DASH?

A DASH é um padrão de dieta extremamente, saudável, que foi votada durante anos como a melhor dieta do mundo (até o momento da pesquisa, em 2021), a DASH só perde para a dieta mediterrânea.

Além dos alimentos integrais, e Dash enfatiza uma alta ingesta de frutas, vegetais, peixes  gordurosos ricos em ômega 3, laticínios desnatados, castanhas e  óleos vegetais tipo azeite de oliva.

Além de introduzir isso na sua dieta, você deve diminuir a carne vermelha (e se comer dar preferência a cortes magros), evitar refrigerantes ou sucos de caixinhas.

A dieta Dash visa aumentar potássio, magnésio e cálcio, que são minerais que reduzem a pressão, além de oferecer mais proteínas e fibras. A dieta DASH tem o poder de prevenir e até de baixar um pouco a pressão alta (mais ou  menos o que um anti-hipertensivo fraco faz).

Como preparar uma Dieta DASH?

Agora, vamos colocar o que comer. Para você que  quer fazer a dieta DASH.

O que comer na dieta DASH?
Para a dieta com melhor resultado para hipertensos, siga a receita abaixo:

Comer de duas a três porções de laticínios desnatados por dia;

Quatro a cinco porções de frutas ao dia;

Quatro a cinco porções de vegetais, dando preferência as folhas e raízes;

Seis a oito porções de ALIMENTOS INTEGRAIS, como arroz ou macarrão integral, linhaça, chia, castanhas, pães integrais.

Evitar alimentos industrializados e o açúcar;

Se você seguir esse cardápio, vai baixar a sua pressão, pois terá uma dieta balanceada e nutritiva.

Agora vamos listar os 10 melhores e os 5 piores alimentos para um Hipertensivo, começando pelos 10 melhores.

Quais são os 10 melhores Alimentos para um Hipertensivo?

Vamos começar do maior para o menor.

Décimo lugar:

Em décimo lugar, temos a Banana. as bananas contêm muito potássio, que é o mineral que reduz os efeitos do sódio e alivia a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos, desempenhando um papel importantíssimo no controle da hipertensão.

Uma banana média possui cerca de 420mg de potássio. Outras frutas com bastante potássio são, laranja, tangerina, melão, ameixas e abacate.

Nono lugar:

Em nono lugar, temos a Melancia, que além do potássio contém citrulina.  A citrulina ajuda o corpo na produção de óxido nítrico, que faz com que os vasos sanguíneos relaxem e também estimula a flexibilidade das artérias, fazendo com que possa haver redução na pressão arterial elevada.

Comer aquela parte branca da melancia é muito bom para ajudar na redução da pressão.

Oitavo lugar:

Em oitavo lugar temos o Kiwi, um pequeno estudo publicado na revista Nature compaciente hipertensos e fumantes, mostrou que comer 3 kiwis por dia promove efeitos anti-hipertensivos e antitrombóticos em fumantes do sexo masculino, tendo uma redução de 2 a 8 mmHg tanto na pressão sistólica quanto na diastólica.

O efeito anti-hipertensivo se deve ao fato dos kiwis terem o poder de inibir a enzima conversora da angiotensina.

Sétimo lugar:

Em sétimo lugar, temos as frutas vermelhas. A Frutas vermelhas contém antocianina, um tipo de flavonoide. Na amora, morango, cereja e mirtilo encontramos a antocianina. A amora é a que mais tem antocianina.

Estudos mostraram que as antocianinas levaram a melhoras na função endotelial. Essa função, através de suas células endoteliais, desempenham um papel importantíssimo, agindo na coagulação do sangue e também no controle da pressão arterial.
Fora isso, estudos também mostraram que as frutas vermelhas podem melhorar a cognição, ou a função cerebral.

Sexto lugar:

Em sexto lugar temos o Romã. A Romã pode reduzir a pressão alta em curto prazo através de 3 mecanismos. A fruta é rica em antocianina  e potássio, e assim como o Kiwi também inibe a enzima conversora da angiotensina.

Pena que é cara! Mas é maravilhosa.
Só pelas 5 primeiras que já citamos acima, você já vê por temos que comer bastante frutas na dieta Dash.

Agora vamos sair das frutas.

Quinto lugar:

Em quinto lugar temos o chocolate amargo. Isso mesmo.

Um estudo de Harvard mostrou que comer 1 quadradinho de chocolate amargo (com mais de 60% cacau) pode reduzir a pressão arterial, além de melhorar a sensibilidade a insulina, reduzindo o risco de Diabetes.
Não vale chocolate ao leite. No mercado temos algumas opções viáveis, ainda bem né? Em casa você deve ter o 73% cacau da Herseys,  que custa menos de 10 reais a barra é gostoso.

Quarto lugar:

Em quarto lugar temos a Beterraba. Beber 250ml de suco de beterraba reduz  a pressão arterial em pessoas com hipertensão, com efeitos positivos já nas primeiras  24h. Eles tiveram uma queda de cerca de 8 mm de mercúrio e para muitos, essa mudança trouxe a pressão para a faixa normal.
Nos Estados Unidos, a beterraba está fazendo sucesso. Atletas usam a beterraba como suplementos. Eles perceberam que a beterraba reduz dor muscular pós exercício e melhora na recuperação. 

Têm pessoas que relatam até melhora da performance devido aos nitratos.

Terceiro lugar:

Em terceiro lugar temos o Alho, cujo a alicina é seu ingrediente ativo. Pesquisas realizadas sugeriram que o consumo do alho, faz com que a produção de óxido nítrico do corpo aumente, ajudando na dilatação das artérias, e causando a redução da pressão.

Não podemos deixar de lembrar que o alho é muito usado para realçar o sabor de muitos alimentos, dessa forma, colocamos menos sal, isso verdadeiramente melhora a hipertensão.

Segundo lugar:

Em segundo lugar temos o Iogurte natural. Pesquisadores descobriram que mulheres de meia-idade que consumiram cinco ou mais porções de iogurte por semana, tinham uma redução de 20% no risco de hipertensão.

Iogurte ajudam na pressão pois possuem cálcio, auxiliam em sua saúde em geral pois possuem probióticos naturais. Os Iogurtes naturais ou gregos (sem açúcar), tem tendência a dar mais benefícios. Caso queira aumentar o efeito, basta consumir com frutas.

Primeiro lugar:

Em primeiro lugar temos as Lentilhas, que além de uma boa fonte de fibras e proteínas, ainda tem potássio, magnésio e ácido fólico. E de acordo com vários estudos, constatou-se que as lentilhas reduzem a pressão arterial.

Dica:

Apesar de não termos falado das verduras, não significa que não são importantes, muito pelo contrário, todas elas são importantes. Então, coma bastante verduras, principalmente aquelas que você está acostumado a comer e mais gosta, variando o cardápio claro.

Outra dica que vou deixar aqui é que comer qualquer fruta vale.  Não precisa ser kiwis. Pode ser mamão, jaca, açaí, laranja, ou mesmo as frutas deliciosas do norte ou nordeste do brasil. Todas valem aqui.

Ah, caso não tenha dinheiro para comprar castanhas… 

Semente de abóbora torrada (sem sal), baixa a pressão também.

Agora, vamos ver os 5 alimentos que devemos evitar.

Os 5 alimentos que você deveria evitar:

Quinto lugar:

Em quinto lugar temos o Picles. Qualquer alimento em conserva. Nas conservas eles colocam muito sal e o pepino absorve. Um pequeno pepino em conserva contém 450 mg de sódio.

Quarto lugar:

Em quarto lugar temos frios e carnes curadas A salga, é uma prática vinda da Grécia antiga. Quando nos referimos a curar a carne, significa que a conservação, além do sal, também é feita com nitritos, nitratos, açúcar e condimentos.
E veja— sal, açúcar aumentam a pressão, já os nitratos o risco de câncer de estômago e intestino. Então melhor evitar.

Terceiro lugar:

Em terceiro lugar temos as sopas enlatadas. Tanto as sopas de pacotes quanto as enlatadas, são ricas em sódio. Caso goste de uma boa sopa, de preferência para fazer em casa a sua própria sopa. Use ingredientes frescos, prepare sua sopa com bastante legumes e verduras, e lembre-se de usar pouco sódio. Pode ter certeza que vai ser muito mais saborosa.

Segundo lugar:

Em segundo lugar temos as massas de tomates A maioria dos molhos de tomate, enlatados e massas de tomates são ricos em sódio. E como já sabemos, esse sódio pode aumentar a sua pressão arterial.
É fundamental sempre olhar o rótulo e dar preferência para comprar o que tenha sódio.

Primeiro lugar:

Em primeiro lugar temos o molho shoyu e ketchup. Uma pessoa com pressão alta não precisa evitar os condimentos. No entanto, é importante  checar o rótulo, pois alguns produtos podem conter grandes quantidades de açúcar ou sódio, como no caso do ketchup e também do molho shoyu.

Dica:

E importante não confiar no sabor, pois mesmo os condimentos aparentam  ser pouco salgados podem conter muito sal.

Evite o álcool, pois sobe a pressão

Açúcar, também sobe a pressão

Cigarro também sobe a pressão

Frisando que além de praticar exercício físico e perder peso, reduzir o estresse também tem uma influenciam positivamente na pressão arterial. Reduzindo e até mesmo colocando n faixa certa.

Então comece agora mesmo a seguir, se não todas, pelo menos algumas dicas acima e você verá a melhora na sua Hipertensão.

Dica:

Essa dica é muito simples, porém muito eficiente, para baixar a sua pressão em apenas cinco minutos, isso mesmo.

Vamos falar só mais um pouquinho antes dessa dica de outo. A pressão arterial é alta não é colocada como a principal causa de morte nos rankings das pesquisas. Mas ela está na base dos problemas que mais matam que é o Avc e infarto.

Você sabia que a pressão ela chega a ser responsável por 65% dos infartos que tiram na verdade a vida de 85 mil brasileiros por ano.

Isso significa 230 mortos por dia, a hipertensão é traiçoeira porque geralmente não tem sintomas e quando a pessoa chega a sentir algum sintoma, já é consequência da pressão estar alta, sinal que estragos já foram feitos no corpo.

Então quando a pessoa sente dores de cabeça forte, principalmente na região da nuca, ou então, pontos brilhantes nos olhos, ou qualquer outro sintoma, significa que a pressão está exageradamente alta e nesse caso já causou danos em diversas partes do corpo.

Aqui você vai ter uma dica muito simples que irá te ajudar no controle da pressão enquanto você faz mudanças necessárias no seu estilo de vida.

Lembrando que para ficar livre definitivamente do problema, você precisa mexer nos seus hábitos como um todo e no seu estilo de vida como um todo.

Se você não tem a pressão alta, se a sua pressão é normal, meça pelo menos uma vez por ano. Mesmo que você esteja jovem ou mesmo criança. Porque a hipertensão era um problema que afetava as pessoas quando elas estavam próximas dos 45 e 50 anos.

Mas agora, com esse estilo de vida moderno, alucinado, esse problema passou a afetar jovens e até mesmo criança.

Hoje, temos número cada vez maior de crianças obesas e com hipertensão é incrível. Se você já tem o diagnóstico de ter esse problema, você vai precisar fazer mudanças consistentes nos seus hábitos do dia a dia. Outro fator importante é que você precisa seguir as orientações médicas e verificar a sua pressão com mais frequência.

E à medida que você for mudando seus hábitos, essa situação vai mudar, vai melhorar.

Então as mudanças que você precisa fazer provavelmente você até já sabe, mas não tem é feito. Vamos lembrar rapidinho.

Aumente o consumo de frutas, verduras e hortaliças, principalmente crus, pois são ricos em potássio em cálcio e magnésio, que por sua vez são minerais muito importantes para regular a pressão arterial.

Limite o consumo de sal e substitua o sal refinado por sal integral, por sal marinho, por um outro tipo de sal que não seja o sal refinado.

Pratique pelo menos 30 minutos de exercício por dia por dia. O exercício físico é remédio básico para controlar a pressão arterial.

Inclua chás (não cafeinados), nada de alimentos cafeinadas, porque a cafeína faz sobre a pressão, faz provoca a vasoconstrição e vai subir a pressão. Então inclua esses chás não cafeinadas na sua dieta, no seu dia a dia.

Evite alimentos processados, eles são ricos em gorduras e também sódio, que faz subir a pressão.

Durma cedo, até às 22 horas no máximo.

Usar água na quantidade e forma certa, ajuda a manter a fluidez do sangue.

Não fume, o cigarro também à semelhança do café, da cafeína, provoca vaso concepção, fechamento dos vasos, isso aumenta a pressão nas artérias.

Não usa bebida alcoólica, o álcool provoca arteriosclerosena.

Agora que já relembramos algumas coisas, vamos para uma dica muito simples para baixar sua pressão em apenas cinco minutos.

Como baixar a pressão em cinco minutos:

Você vai precisar de uma cebola grande e um ralador;

Rale a cebola na parte de ralar cenoura; 

Em seguida, coloque a cebola ralada em uma bacia ou recipiente que você possa colocar a superfície dos seus pés;

Feito isso, vá verificando a pressão a cada a cada cinco minutos;

A cada medição, geralmente a pressão costuma baixar um ponto, ou seja, um ponto na máxima e um ponto na mínima a cada 5 minutinhos.

Lembre-se, a combinação alimentar evita fermentação e consequentemente evitar a formação de álcool, prevenindo o aparecimento da arteriosclerose.

Bom por enquanto é só, vou ficando por aqui.

Espero que tenha gostado dessa matéria, compartilhe com aquela pessoa ou amigo que você gostaria que também tivesse acesso a essa informação. Temos vários outros posts interessantes que talvez você goste, basta usar o menu localizado no topo da página para ver os títulos.

Caso queira ver algum assunto aqui no Blog, entre em contato através do formulário de contato.

Obrigado e até o próximo post.

Veja também:

Hábitos matinais – os 8 que mais prejudicam a sua vida e sua produtividade

 Correr todos os dias é bom ou ruim?

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.