Pesquisar
Close this search box.
lugares proibidos no brasil

Lugares Proibidos no Brasil – 5 que só vemos por fotos

lugares proibidos no brasil

Você já ouviu falar dos lugares proibidos no brasil? O brasil oferece paisagens variadas com opções de passeios para todo o tipo, dos românticos aos aventureiros. O território brasileiro não possui montanhas muito altas, mas opções de trilhas não faltam, há também muitas regiões em que se pode ficar em contato direto com a natureza.  São os verdadeiros paraísos brasileiros.

Muitos lugares incríveis do brasil estão em meio a tantas paisagens urbanas históricas e naturais. Apesar disso, ainda são desconhecidos por muitos e são eventualmente redutos de poucos habitantes.

Seja pela dificuldade de acesso ou somente pela falta de informação, muitos destinos em nosso país seguem inexploradas.

Nesse post você vai conhecer cinco lugares proibidos no brasil que você verá apenas por foto, o último traz uma novidade.

Então vamos conhecer esses lugares proibidos no brasil, possivelmente, você só os verão por aqui.

Atol das Rocas

O primeiro dos lugares proibidos no brasil é Atol das rocas. Rocas é um grupamento de ilhas vinculadas ao estado do rio grande do Norte. Localizada a 260 quilômetros a nordeste de Natal. As suas duas ilhas Formadoras, são a ilha de farol e a ilha do cemitério.

Trata-se de um dos principais ambientes ecológicas do Brasil e em razão disso foi transformado na primeira unidade de conservação marinha do brasil em 1979, ganhando o status de reserva biológica.

Mas afinal o que é um atol?

Formada sobre uma superfície submersa, atol das rocas é uma ilha de corais composta de bancos de areia e formações vulcânicas. Vários tipos de vegetações se formam além dos corais. Isso permite que surjam várias espécies de animais.

lugares proibidos no brasil

Trata-se de uma ilha de formação não rochosa, mas sim biológica. Boa parte dos atóis se localizam nos oceanos índico e pacífico, o atol das rocas fica no oceano atlântico e é o menor de todos.

Considerado patrimônio da humanidade pela Unesco, o atol, primeira unidade de conservação marinha brasileira é a segunda maior área de reprodução das tartarugas verde no brasil. Por esse motivo é necessário a preservação, fora o fato do lugar também abriga as tartarugas de pente, espécie estudada por biólogos lá mesmo.

Além disso, o atol das rocas forma maior colônia de aves marinhas do planeta com cerca de 150 mil espécies. Peixes, aves, crustáceos, moluscos, entre outros são encontrados dentre a sua rica diversidade.

Em virtude da sua importância e de ser uma área designada para a preservação, o turismo no atol das rocas é proibido. O Ibama é o órgão que regula a entrada e a saída de pessoas das ilhas que formam o atol e só autoriza a presença de pesquisadores e estudantes,

Arquipélago de São Pedro e São Paulo

É o nosso segundo dos lugares proibidos no brasil. Localizado no oceano atlântico, o Arquipélago de São Pedro e São Paulo é formado por um conjunto de 10 ilhas rochosas que ficam a cerca de mil quilômetros da cidade natal no rio grande do norte a 1.800 km da costa africana.

lugares proibidos no brasil

Dentro da jurisdição da marinha brasileira , pertence ao estado de Pernambuco,. Ele integra a chamada amazônia azul, uma área marítima com mais de 3,5 mil quilômetros da costa oceânica do brasil.

As ilhas eram chamados de penedos ou rochedos de são pedro e são paulo e receberam a denominação do arquipélago apenas depois de 1995, quando o governo brasileiro começou a construir no local uma estação científica promovendo a ocupação.

Considerado um dos menores arquipélagos do mundo, a maior das ilhas tem 100 metros de cumprimento e 60 metros de largura.

lugares proibidos no brasil

Possui um crescimento em importância devido a diversidade dos animais que lá vivem principalmente os que vivem próximo às formações rochosas, no fundo do mar.

O arquipélago foi transformado em área de proteção ambiental em 1986. Uma estação científica deu início ao funcionamento a partir de 1998 na ilha Belmonte, a maior do arquipélago.

Desde então, quatro cientistas e técnicos se revezam a cada 15 dias na ilha a fim de pesquisar a fauna da região e desenvolver estudos nas áreas de meteorologia,  geofísica, recursos pesqueiros. entre outros.

Eles são os únicos habitantes do arquipélago, por essa razão, fazem treinamento para enfrentar as dificuldades de viver no lugar inóspito sem fonte de água potável e  desestabilizado de vez em quando por pequenos terremotos e ondas gigantescas.

Considerado um dos lugares mais distante do brasil, o arquipélago é conhecido por já ter sido desbravado por personalidades como Charles Darwin e Ernest Shackleton.

Sendo habitado por aves, caranguejos, tubarões e arraias, a ilha quase nunca recebeu visitas de humanos desavisados. Não é permitido turismo nas ilhotas e para mergulhar na área, é necessário autorização especial da marinha.

O lugar brasileiro mais próximo da Africa e que possivelmente pode desaparecer.

Trindade

É o nosso terceiro dos lugares proibidos no brasil. Localizado em Martim Vaz, a quase 1,2 mil quilômetros de distância da costa do espírito santo, no fim de uma extensa cadeia de montanhas submarinas e no ponto mais oriental do brasil, o arquipélago de trindade e martim vaz surge no meio do atlântico.

Ocupado oficialmente pela marinha brasileira desde 1897, quando o capitão Joaquim Rodrigues Torres, colocou o marco de bronze na ilha principal.

O arquipélago é uma das mais novas unidades de conservação oceânica do brasil. Apesar do tamanho e da localização remota, trindade e martin vaz, já foi testemunha de inúmeras histórias curiosas. Descoberto pelo navegador espanhol João da Nova em 1501 o arquipélago foi batizado como trindade em 1502 pelo português Estevão da Gama.

Então, a ilha foi visitada pelo astrônomo Edmundo Hallen em 1700, ocupada por ingleses em 1781, transformada em presídio para detentos políticos em 1924 e foi até testemunha de um confronto da primeira guerra mundial entre os alemães e os  britânicos.

Em 1957, a marinha do brasil instalou o posto oceanográfico da ilha de trindade, que hoje abriga cerca de 40 marinheiros e dá suporte a pesquisadores civis no arquipélago.

Mantimentos e a troca do contínuo militar, chegam a cada três meses de navio, o único meio de transporte possível.

Não temos muitas informações sobre trindade e martim vaz pois são perdidas em diversos documentos. Ao pesquisar para vocês achem o fato inusitado nunca contado em vídeos e nem nas escolas por onde passamos.

Um desses documentos eram uma conferência sobre a ilha de trindade feita pelo professor bruno lobo na biblioteca nacional em 1918. Esse relato confirma a lenda do capitão kid e o fato de que de ter feito expedições para desenterrar um tesouro. E mais, depois de localizar as fontes dessas informações, o texto da conferência vai além, e conta quando foi da libertação do peru os espanhóis guardaram os seus tesouros, bem como ouro e trataria da catedral de lima.

Na fuga em navios pátrios, foram pilhadas pelos piratas que roubaram todo este resto de tesouro. Este seria então o tão famoso tesouro enterrado pelo capitão pirata kid em trindade.

Ilha de queimada grande ou ilha das cobras

É o nosso quarto dos lugares proibidos no brasil. Parece quem achava que a ilha das cobras era só roteiro de filme de terror, ela existe sim e e fica no brasil. Oficialmente chamada de ilha de queimada grande ela fica localizada a 35 quilômetros do litoral de São Paulo.

E para quem pensa que essa tal ilha só tem fama por causa do nome, veja os números, pois são de arrepiar.

A ilha tem 1500 metros de comprimento e 500 metros de largura, e sua população de cobras é de cerca de 45 cobras por hectare. O risco de adentrar a ilha é tamanho que é proibido a visitação no local. É preciso uma autorização da marinha do brasil para as pessoas entrarem ali.  

Todas as expedições só acontecem com as devidas instruções e acompanhados por um médico, para o caso de picadas. Não são quaisquer cobras, a maior parte da sua população é a jararaca ilhoa, a espécie é adaptada à ilha das cobras, e sua adaptação vem de séculos.

Seu veneno é até cinco vezes mais potente que o da jararaca comum, embora mais eficiente em aves do que em mamíferos. Um fato curioso é que elas não contam com concorrentes nem predadores, e o mais incrível, podem sobreviver por até seis meses sem se alimentar.

Não é à toa que a ilha das cobras já foi o lugar mais perigoso do mundo, não acha? Mais calma, a ilha das cobras não é nenhum lugar amaldiçoado, estudiosos apontam que as serpentes que habitam o território estão ali há cerca de 11 mil anos, desde a era glacial.

 Na época a ele se tratava de um ovo continental que acabou se deslocando devido à ascensão do nível oceâinoc.

As jararacas que ficaram presas nessa faixa de terra, então se adaptaram às suas novas condições. A partir disso surgiu uma nova espécie típica da ilha, no entanto essa explicação lógica para a origem da ilha não costuma agradar muito. Ha quem prefira a versão legendária da história. Segundo dizem, as cobras teriam sido largada na faixa de terra por piratas, esses por sua vez, estaria tentando proteger um tesouro riquíssimo escondido na ilha.

O local não conta com água potável e a temperatura é muito alta devido à umidade excessiva, além disso seu acesso é muito complicado, o desembarque é caótico cheio de rochas e penhascos, além de não ter praias ao redor.

Por mais que a ilha das cobras seja um verdadeiro santuário, para elas a jararaca ilhoas está ameaçada de extinção. Apesar de ser um local de visitação proibida, pescadores clandestinos ainda insiste em pôr fogo no local.

Outra grande ameaça que ronda as cobras dali é a biopirataria. Muitos ainda são os que capturam as cobras, que são vendidas por até trinta e um mil reais no mercado negro. Então, já tinha ouvido falar nesse lugar ameaçador? Sabia que ele fica no brasil?

Ilha de Alcatrazes

É o nosso quinto dos lugares proibidos no brasil. Arquipélago dos Alcatrazes ou ilha dos Alcatrazes, São Paulo. Foi aberta ao público para algumas práticas.

Conhecido como um dos maiores ninhais de aves marinhas, o arquipélago serviu muito tempo como área de treinamento da marinha do brasil.

Depois de muitos estudos e planejamento, a unidade de conservação ambiental foi liberada para visitação, porém seguindo regras estipuladas pelo instituto chico mendes de conservação da biodiversidade, responsável pela gestão do arquipélago de alcatrazes.

Os amantes da natureza e vida silvestre tem um bom motivo para comemorar, o refúgio de vida silvestre do arquipélago de alcatrazes inaugurou oficialmente as operações de mergulho autônomo e visita embarcada na região.

O conjunto de ilhas fica cerca de 45 quilômetros da ilha bela e são sebastião, é considerado um tesouro da vida silvestre.

Cerca de 2 a 3 horas de barco são necessárias para chegar até lá, isso depende das condições do mar. A visitação é operada somente por empresas autorizadas e funciona de quarta a domingo das 8 às 16h.

Os visitantes poderão fazer mergulho autônomo e livre ou visita embarcada com o mergulho de flutuação e observação da fauna marinha.

Lá, eles viram aves peixes mamíferos de tartarugas, não é cobrada nenhuma taxa de ingresso no refúgio de alcatrazes para os visitantes. Porém, não é permitido desembarcar nas ilhas, a visitação do arquipélago de alcatrazes é recomendado a quem busca experiências conscientes junto ao meio ambiente, valorizando a área protegida e com interferência mínima nos ecossistemas protegidos.

E aí, o que você achou desses lugares inóspitos pouco conhecido no brasil, mas que fazem parte dos paraísos encontrados na nossa nação.

Espero que tenha gostado dessa matéria, compartilhe com aquela pessoa ou amigo que você gostaria que também tivesse acesso a essa informação. Temos vários outros posts interessantes que talvez você goste, basta usar o menu localizado no topo da página para ver os títulos.

Caso queira ver algum assunto aqui no Blog, entre em contato através do formulário de contato.

Obrigado e até o próximo post.

Veja também:

Passagem de Góes – a estrada Francesa que fica embaixo D’água | Conteúdo para Todos (conteudoparatodos.com.br)

Conheça o viaduto vegetado construído em rodovia federal para ajudar a salvar mico-leão-dourado e outros animais no RJ | Conteúdo para Todos | Curiosidades (conteudoparatodos.com.br)

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.