Pesquisar
Close this search box.
maré vermelha

Maré Vermelha, lago e mar ficam vermelhos na Itália

mare vermelha

Maré vermelha, conheça esse fenômeno que muitos nunca ouviram falar. Primeiro queria deixar claro que esse post é baseado no Fenômeno ocorrido no dia 9 de abril no Golfo de Pozzuoli, na Itália. Hoje, quando você estiver lendo esse post, podem ter ocorrido novos acontecimentos.

Maré vermelha

A maré vermelha é causada pela proliferação excessiva de algas, esse fenômeno natural provoca manchas de coloração escura no lago ou no mar. Esse processo é chamado de floração.

A coloração da água vai depender da espécie de alga. A cor pode ser vermelha, marrom, laranja, roxa ou amarela. Pelo fato da água nem sempre ter a coloração vermelha, o termo “maré vermelha” está sendo substituído por “floração de algas nocivas” ou abreviando “FAN”.

Maré vermelha na Itália

No dia 8 de abril de 2022, a água do mar da Itália ficou vermelha, isso está preocupando muitos moradores, pois eles acreditam que isso tem uma possível conexão com a atividade vulcânica.

maré vermelha

Lago de Averno

Depois que a água do Lago da cratera de haver ficou vermelha na semana passada por causa de uma proliferação de algas, extraordinariamente forte trechos do mar no golfo de pozzuoli também ficaram vermelhos e os cientistas acreditam que pelo mesmo fenômeno.

Essas florações de algas do Lago averno geralmente acontecem no inverno, quando as Águas Profundas são mais quentes do que na superfície e acabam subindo junto com as algas que podem se multiplicar explosivamente.

Veja abaixo uma imagem do lago normal e depois do ocorrido:

Segundo os moradores a proliferação de algas dentro do Lago até que é comum, mas quando eles viram a extenção para o mar aberto eles ficaram muito preocupados. Dessa vez foi muito mais forte do que os moradores possam se lembrar.

Muitos estão preocupados em ser alguma conexão com a atividade sísmica e gás na Caldeira do vulcão.

As autoridades ainda não confirmaram ser alguma conexão com a proliferação de algas e atividade vulcânica.

Ainda está sendo feito uma avaliação científica sobre isso por parte do Instituto Nacional de geofisica e vulcanologia que monitora a atividade no vulcão.

Mas, se os dois estiverem de fato conectados os cientistas provavelmente descobrirão.

maré vermelha

Terremotos na Área de Campi Flegrei

Nos dias 16 e 29/03 ocorreram dois terremotos na cratera de Sfolfatara, que foi sentido pelos moradores.

Os tremores na área são preocupantes, nos últimos 30 dias houve mais de 175 tremores na área, incluindo dois sismos de magnitude 3.5 e 3.6 que foram sentidos por muitos moradores.

Causas da maré vermelha

Quase sempre a maré vermelha é causada pela floração de pequenas algas que chamamos de dinoflagelados. Em alguns casos, poderão estar presentes outros organismos microscópicos.

Explosão populacional das algas

Provocado pelo aumento dos níveis de nutrientes dissolvidos no mar,  condições ideais de temperatura, salinidade e luminosidade. Os dinoflagelados se reproduzem em uma velocidade enorme levando a uma explosão populacional dessas algas.

Cada dinoflagelado é capaz de se reproduzir cerca de um milhão de vezes no período de uma ou duas semanas durante o processo da floração. Atingindo concentrações de até 10 milhões por litro de água!

Conseqüências da maré vermelha

A maré vermelha pode trazer uma série de ameaças ao ambiente marinho e ao homem.

A morte de peixes é uma delas, devido ao entupimento de suas brânquias. Sem contar o fato de que algumas algas que se multiplicam são parasitas de peixes e se alimentam de seus tecidos. Provocando em seu corpo sérias lesões.

Menos oxigênio na água

A maré vermelha diminui o oxigênio e a qualidade da água do mar.

São dois os motivos para essa diminuição de oxigênio na água.

O Primeiro é devido as gigantescas manchas causarem uma espécie de barreira, impedindo assim que os raios luminosos penetrem na coluna d’água.

O segundo é devido ao número elevado de bactérias decompositoras que ao mesmo tempo que se alimentar dos dinoflagelados mortos, consomem o oxigênio.

Toxinas

Toxinas são formados por moléculas com propriedades tóxicas resultantes de produtos microbianos. São capazes de lesar gravemente ou até mesmo matar, quando mesmo em pequenas dozes,  administradas em um organismo vivo.

O dinoflagelado é responsável pela produção de toxina que tem um dos mais poderosos venenos conhecidos. O envenenamento pode ocorrer de duas formas.

Direta, é quando mata peixes e outros organismos marinhos.

Indireta, quando consumimos moluscos, como os mexilhões ou ostras.

Apesar deles não serem afetados diretamente pelas toxinas, eles filtram a água do mar para se alimentar. Dessa forma podem acumular algas nocivas e quando consumido por animais ou até mesmo o homem podendo intoxicar.

Maré vermelha no Brasil

O Último relato da maré vermelha no Brasil, foi em 2007 e ocorreu na Baía de Todos os Santos, Bahia. Na época representou uma ameaça às atividades econômicas do local, pois causou a morte de cerca de 50 toneladas de mariscos e peixes.

Atualmente, cientistas monitoram e consequentemente aperfeiçoando suas técnicas para quem sabe um dia, serem capazes de prever quando e onde ocorrerá a maré vermelha.

Espero que tenha gostado dessa matéria, compartilhe com aquela pessoa ou amigo que você gostaria que também tivesse acesso a essa informação. Temos vários outros posts interessantes que talvez você goste, basta usar o menu localizado no topo da página para ver os títulos.

Caso queira ver algum assunto aqui no Blog, entre em contato através do formulário de contato.

Obrigado e até o próximo post.

Veja também:

Terremoto em Nova Caledônia e Paraguai – Vento Solar | Conteúdo para Todos (conteudoparatodos.com.br)

Conheça o viaduto vegetado construído em rodovia federal para ajudar a salvar mico-leão-dourado e outros animais no RJ | Conteúdo para Todos | Curiosidades (conteudoparatodos.com.br)

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.