Palm Islands, a incrível ilha artificial construída em Dubai que estimulou o turismo neste lugar.
Palm Island é uma ilha particular em Dubai. Ele está localizado na Jumeirah Palm Island, que foi desenvolvida pela Nakheel Properties.
A ilha foi lançada em 2004. A primeira fase do projeto foi concluída em 2006 e teve um total de 2.000 vilas na ilha. A segunda fase do projeto foi concluída em 2008 e contou com um total de 4.500 vilas na ilha.
Nos últimos anos, houve um investimento significativo em projetos de grande escala em todo o mundo. Todos os anos, novos e grandes negócios são lançados, quebrando recordes e, em alguns casos, desafiando as leis físicas.
É inevitável que pensemos em Dubai quando pensamos em grandes estruturas. A cidade, que recebeu investimento árabe, considera as principais maravilhas da engenharia que foram construídas recentemente .
Palm Islands, um arquipélago formado por três ilhas artificiais construídas em forma de palmeiras, destaca-se entre o grandes obras de arte. Além da vista de tirar o fôlego, o arquipélago engloba uma série de outras características intrigantes para os entusiastas da engenharia.
A origem do investimento de Palm Islands
O investimento em Palm Islands é o maior investimento da história do Catar. Foi anunciado em 25 de outubro de 2016 pelo Sheikh Hamad bin Jassim bin Jaber Al Thani, ex-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores. O projeto está orçado em US$ 15 bilhões.
Este projeto envolverá o redesenvolvimento de uma ilha no Golfo Pérsico para incluir um aeroporto, um porto marítimo, hotéis de luxo, vilas e um campo de golfe. A ilha também terá uma nova cidade construída sobre ela que abrigará cerca de 40 mil pessoas. Espera-se que este desenvolvimento leve até 10 anos antes de poder ser concluído.
Principais características de Palm Islands
A Ilha da Palma é composta por três ilhas que formam a forma de uma palmeira quando vistas do mar. Palm Jumeriah, Palm Jebel Ali e Palm Deira são as três ilhas.
As ilhas artificiais de Dubai foram construídas com a intenção de acomodar grandes centros comerciais, restaurantes, apartamentos, casas, hotéis e muito mais. Apenas a construção do Palm Jumeriah foi concluída no início.
À medida que o projeto avançava rapidamente e acima das expectativas dos investidores, deu origem à expansão do arquipélago, que incluía a construção das outras ilhas. Além disso, vale a pena notar que o Palm Jumeriah aumentou o custo de Dubai de 56 para 72 Quilômetros.
As principais dificuldades da obra
A construção de Palm Jumeriah começou em 2001 e está programada para ser concluída entre 2011 e 2016. No entanto, o serviço foi esperado e a obra foi entregue antes do prazo. Alguns proprietários se mudaram para a ilha em 2006 e as operações completas começaram em 2009.
A partir dessas informações você pode imaginar: esse trabalho é um passo simples e fácil, certo? Na verdade, não! Como Palm Islands são a maior ilha artificial do mundo e certamente um dos projetos mais ambiciosos já desenvolvidos por humanos.
A construção começou no fundo do mar, exigindo a dragagem de incríveis 85 milhões de metros cúbicos de areia. Além da quantidade de desempenho, vale a pena notar que esse processo deve ser cuidadosamente calculado para obter a detonação no local exato.
Além do processo de dragagem, é necessário construir um quebra-mar em forma de meia-lua. Este formato foi escolhido para reduzir o impacto das ondas. Outras correlações também são destacadas, como os efeitos do vento, da alternância das marés e até mesmo do aquecimento global.
Por que cavar areia em áreas desérticas?
Dubai é uma cidade no meio do deserto, o que significa que a areia é um dos materiais mais abundantes da região. Então, por que cavar areia do mar em vez de areia do deserto? Bem, a disponibilidade de areia na área é um fator considerável. Mas, infelizmente, não funciona. A areia do deserto é muito fina e afeta a qualidade e segurança do edifício ( o arquipélago pode se desarmar).
Portanto, a areia do mar precisa ser dragada e estratificada até atingir a altura desejada. Após esta etapa, uma camada de pedra e duas camadas de rocha foram adicionadas, protegendo toda a estrutura. Outra questão foi levada em consideração na concepção do projeto: e se houvesse um terremoto acidental na área?
Como ilhas podem sofrer um processo de liquefação e ser completamente destruídos. Para evitar esse processo, toda a areia dragada é compactada. Antes de iniciar a construção de casas, prédios e outras estruturas, o solo da área é submetido à compactação vibratória, que consiste em fazer furos no solo com sondas que liberam água e ar de alta pressão no solo por meio de brocas especiais, causando vibrações. Ótimo, não é?
Tamanho das ilhas
Todo o processo de construção foi pensado e meticuloso, antecipando todas as questões e realizar a obra da melhor forma possível.
O resultado foi o melhor esperado. Como 3 ilhas artificiais de Dubai cobrem um trecho de 520 km da costa da cidade (o arquipélago das Ilhas De Palmeiras é tão absurdamente grande que é visível do espaço).
O comprimento e a largura de cada um também são muito expressivos:
• Palm Jumeirah: -5km de comprimento x 5,5km de largura;
• Palmeira Jebel Ali – 7km de comprimento x 7,5km de largura;
• Palm Deira – 14km de comprimento x 8,5km de largura.
Outras curiosidades sobre Palm Slands
A menor ilha é Palm Jumeirah, que foi a primeira a ser construída. Seu projeto utiliza 94 milhões de metros cúbicos de areia. Se pudéssemos usar todos os materiais usados para construir esta ilha (areia e rochas), seria possível construir um muro de 2,5 m de altura ao redor da terra. Outro fato que merece destaque é que o calçadão ao redor das folhas de palmeira na ilha de Palm Jebel Ali, visto de cima, representa as letras de um poema árabe, traduzido em português da seguinte forma:
“Tome a sabedoria dos sábios, é preciso um homem de visão para escrever sobre a água. Nem todo mundo que monta um cavalo é um jóquei. Grandes homens sobem para desafios maiores.”
Vale muito a pena visitar o local, e os empreendimentos da cidade, destino que principalmente os amantes da engenharia devem conhecer.
Outras informações de Palm Islands
- Todo o conjunto das ilhas tem mais 520 km para a costa da cidade de Duba, vimos apenas a extensão de terra individual de cada uma.
- 2. A construção foi realizada pela empresa Nakheel Properties, que colaborou com a empresa holandesa Van Oord, um especialista em drenage marítimo.
- Este empreendimento maciço foi encomendado por Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, que serviu como o Primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos desde 2006.
- Foi necessário investimentos de mais ou menos US$13 bilhões para garantir um projeto desse porte.
- O nome dado é referente ao formato que as ilhas juntas tem, “Palm” refere-se ao formato do arquipélago, que juntas formam uma palmeira.
- Saiba que o arquipélago é tão grande que é possível enxergá-lo todo o caminho para a borda do espaço?
- Nas ilhas temos uma gama de restaurantes, comércios, hotéis, spas, parques de diversão, casas e apartamentos. Isso é excelente para o turismo na região!
- Como seriam necessário muita areia na construção, e a areia do deserto é muito fina, foram usadas dragas para extrair areia do mar.
- Para que as ilhas conseguissem ser sustentáveis, foram precisos 100 km³ de areia e rochas na construção.
- Um poema é formado nas construções da Palm Jebel Ali, que visto de cima e traduzido podemos ler: “Tome a sabedoria dos sábios, é preciso um homem de visão para escrever sobre a água. Nem todo mundo que monta um cavalo é um jóquei. Grandes homens sobem para desafios maiores”.
- Entre as ilhas de Palm Jumeirah e Palm Deira, existe outro arquipélago. Chamado de The World, possui o formato do mundo e entre as palmeiras, temos mais 300 ilhas.
- De modo a evitar a erosão, dada ilha com formato de palmeira tem uma crescente que serve de quebra-mar.
- Dubai é conhecida mundialmente por possuir o prédio mais alto do mundo e pelo maior projeto de saneamento do planeta.
- Quando avistamos uma palmeira, vemos 17 copas que ficam localizadas na região do tronco da Palm Jumeirah. É onde estão as residências de luxo.
- É possível fazer um passeio de avião ou hidroavião e ainda saltar de paraquedas nas ilhas. Imagina a vista?
Espero que tenha gostado dessa matéria, compartilhe com aquela pessoa ou amigo que você gostaria que também tivesse acesso a essa informação. Temos vários outros posts interessantes que talvez você goste, basta usar o menu localizado no topo da página para ver os títulos.
Caso queira ver algum assunto aqui no Blog, entre em contato através do formulário de contato.
Obrigado e até o próximo post.
Veja Também:
Conheça a incrível ponte-túnel de Oresund que submerge o leito oceânico e liga a Suécia à Dinamarca
O Que Você precisa Saber na Hora de Trocar o Pneu Furado do seu Carro