Pesquisar
Close this search box.
Passaporte x visto

Passaporte x visto, você sabia que o Brasil tem um dos passaportes mais poderosos do mundo?

Passaporte x visto

Nesse post, vou falar sobre passaporte x visto, como tira-los, documentos necessários, tipos de visto e sobre o passaporte brasileiro. Ele te dá muitas vantagens, mas nem todos sabem disso.

O que é Passaporte x Visto?

Passaporte:

É um documento que dá a uma pessoa o direito de viajar a qualquer país e tem validade internacional. Funciona como um RG (identidade) internacionalmente.

Quais os documentos necessários para tirar o passaporte?

1 – Documento de Identidade (RG), CPF ou Carteira de Motorista;

2 – Estar em dia com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral);

3 – Título de Eleitor em dia;

4 – Certificado de Reservista Militar em dia (só para os homens);

5 – Certidão de casamento com a mudança do nome (caso tenha feito);

6 – Autorização do responsável (para menores de 18 anos);

Passaporte x visto

O Brasil está em 17º lugar no ranking mundial, é o País com uma boa colocação se levarmos em conta que no ranking temos cerca de 200 países, então a nossa colocação é realmente uma das melhores.

Apenas com o passaporte você pode viajar para vários destinos como, Europa, América do Sul, África, Oceania, Ásia, Você pode viajar para todos os continentes e aproveitar ao máximo as belezas do mundo.

Emissão do Passaporte

No Brasil, a emissão dos passaportes é feita na polícia federal. Os endereços podem ser encontrados no Site da Polícia Federal.

Entrando no site, você rola até o final da página e clica na opção “Passaporte”,

Passaporte x visto

Ao clicar, vai abrir uma nova pagina com algumas informações. Clique no botão iniciar para começar a preencher sua requisição.

Caso prefira ir direto na polícia federal e se informar. Procure os postos da polícia federal na sua cidade.

Após o preenchimento, será gerado um número de protocolo e um boleto que hoje no momento dessa postagem, está no valor de R$ 275,50 que é a taxa de emissão do passaporte.

Depois da compensação do boleto, é hora de agendar o atendimento presencial, para isso vamos entrar no site da polícia federal e agendar o atendimento presencial.

Entrando no site da polícia federal, você consegue ver se seu pagamento já compensou, emitir outro boleto e agendar o atendimento clicando no botão correspondente.

Coloque quantas solicitações você quer agendar, no caso 1 se for só  passaporte, preencha com seus dados. Depois você terá que escolher o local do seu atendimento, estado e local, selecione o dia e horário desejado para o atendimento presencial.

Passaporte x visto

 Lembrando que é muito importante no dia do atendimento presencial levar os documentos solicitados.

Confira se os documentos estão todos com você e vá arrumado, pois nesse dia você irá tirar a foto para o passaporte e ele tem validade de dez anos. Se tirar uma foto feia ou ruim, vai ficar andando com ela até renovar, depois de dez anos.

Depois de ter feito tudo certinho, você receberá um protocolo para retirar seu passaporte. Esse processo demora de 5 a 10 dias úteis e uma vez que ele está pronto, você tem até 90 dias para buscar.

Passaporte x visto, viajando pelo mundo

Com o Passaporte em dia, o brasileiro pode viajar para 171 países sem precisar de visto. Mais abaixo falaremos sobre alguns destinos que não precisam de visto. Já falamos sobre o passaporte acima e para entender melhor como funciona o visto, vamos falar um pouco dele.

O que é um Visto?

O Visto funciona como uma autorização emitida pela embaixada do país que você quer visitar que te dá o direito de entrada naquele país que não seja o seu de origem. O visto sinaliza para as autoridades que você tem permissão para ficar no país por um determinado tempo para alguma finalidade.

Esse documento é necessário para a entrada e saída de países que exigem visto e esse visto é colado em seu passaporte, onde contém sua foto, seus dados e um código de barras, que será scaneado por um oficial da polícia sempre que você passar pela imigração.

Para obter o visto, você precisa preencher um formulário, pagar uma taxa e fazer uma entrevista no consulado.

O visto pode ser em várias modalidades, para cada finalidade saber o visto certo é fundamental e agiliza todo o processo. Vamos conhecer agora os principais tipos de visto.

Visto A1/A2

Serve para todos aqueles que representam oficialmente seu governo, diplomaticamente falando. Quem viaja para os estados unidos com a finalidade de participar de ventos e reuniões oficiais de natureza governamental.

.Visto B1

Destinado a quem quer viajar ao estados unidos a trabalho, mas por um tempo determinado. Esse tempo será definido pela pessoa que te entrevistar na hora que você passar na imigração. Aplica-se a atividades como treinamento, reuniões, evento, curso, workshop, feiras ou coisas do tipo.

Visto B-2

Destinado a turistas que desejam conhecer, passear e descansar nos Estados Unidos.Também serve para quem deseja fazer um tratamento médico.

Visto C-1

Visto de trânsito, ou seja, para aquelas pessoas que não desejam ficar nos Estados Unidos. É utilizado apenas para fazer uma escala ou conexão entre o seu país de origem e o de destino.

Visto D-1

Praticamente o mesmo do C-1, porem destinados a tripulantes de companhias aéreas ou embarcações marítimas que passam pela mesma situação de transito nos Estados Unidos.

Visto F-1

Visto destinado para estudantes, ou seja, todos que desejam estudar em uma escola dos Estados Unidos, seja do ensino médio como fundamental, universidade, idiomas ou outro.

Visto H

Destinado a pessoas que serão contratadas temporariamente por um empregador americano para fazer uma atividade pré combinada. O empregador precisa abrir essa vaga e publicar no jornal, comprovando que não houve nenhum cidadão americano interessado ou qualificado para a vaga em questão.

Visto I-1

Destinado a todos que trabalham na mídia, ou seja, membros da imprensa, rádio, cinema, televisão e é de extrema importância que a empresa de comunicação social tenha a sua sede no país estrangeiro e que seja informado o evento que o profissional irá cobrir e o mesmo deverá fornecer informações sobre acontecimentos reais.

Visto J-1

Destinado a aqueles que desejam fazer um intercâmbio nos Estados Unidos e tiveram suas participações aprovadas no programa regulamentado. Sendo usado para Doutorado, Estágio de graduação entre outros.

Visto L-1

Destinado a trabalho, é usado quando uma empresa multi-nacional deseja transferir um funcionário que ela acredita ser qualificado para trabalhar em uma outra sede ou filial localizada nos Estados Unidos. A validade desse visto é de sete anos.

Visto M

Destinado para quem quer fazer um curso profissionalizante nos Estados Unidos, não serve para quem quer fazer uma faculdade tradicional, nesse caso seria o F-1.

Visto O/P

Destinado a pessoas que possuem habilidades extraordinárias nas áreas de arte, educação, negócios, atletismo, ciências ou feitos extraordinários.

Visto Q

Destinado a intercâmbio cultural. Tem objetivo de gerar treinamento prático, emprego e incentivar o compartilhamento da cultura, história e tradição dos países de origem dos requisitantes com os americanos.

Visto R

Voltado para quem precisa ir aos Estados Unidos exercer temporariamente algumas atividades de caráter religioso. Tem que ser membro de uma denominação religiosa e sem fins lucrativos tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Visto de Turista:

O visto de turista te dá 6 meses para ficar nos Estados Unidos. É recomendado que no quarto mês você já tente mudar seu visto para permanência de trabalho, para que você possa ficar em um processo de EB-3 ou EB-2 NW vai levar uma média de 2 a 3 anos para ser completado.

Isso já é praticamente um Green Card e quando sair, você que deu entrada, sua esposa e seus filhos menores de 21 anos que não estejam casados receberão o green card.

VISTOS RESIDÊNCIA PERMANENTE:

Esse visto é dado em três situações diferentes, são elas.

1 – Para quem viveu por dez anos consecutivos nos Estados Unidos de forma legal. Não pode ter cometido nenhum delito. Além disso, tem que cumprir determinados requisitos (a chamada lei dos 10 anos).

2 – Patrocinado por um familiar cidadão americano, membros podem pedir aos seus cônjuges, pais, filhos e irmãos.

3 – Maridos, esposas e filhos de residentes permanentes.

Visto de Trabalho:

EB-1 – Destinado a pessoas com habilidade extraordinária, excelentes professores, pesquisadores e executivos.

EB-2 – Pessoas com grau avançado ou habilidade excepcionais em ciências, artes ou negócios,

No EB-2 NW, você não depende de um patrão ou empresa, a própria pessoa pode fazer uma autoaplicação para o green card. Esse é um visto um pouco mais complicado do que o EB-3.

EB-3 – Destinado a trabalhadores e profissionais qualificados. No EB-3, você depende de um patrão americano, ele vai te contratar e dai você vai dar entrada no processo.

EB-4 – Destinado ao trabalhador Imigrante Religioso, como Ministros e trabalhadores religiosos.

VISTO DE INVESTIDOR:

EB-5 – Destinado a Investor. Para saber mais, consulte a Lei de Imigração do Congresso dos estados Unidos.

DV-1 – Conhecido como “Vistos (Loteria do Green Card)“, por ano 55.000 vistos vão para pessoas de países incluídos nessa loteria.

VISTOS DE ASILO:

Refúgio e Asilo
Esse visto é dado para as pessoas que foram ou ainda são perseguidos por causa de algum dos motivos abaixo:

Raça, religião, nacionalidade, grupo social ou participação em algum grupo social específico ou simplesmente por sua posição política.

Documentações para tirar o Visto Americano

São necessários documentos específicos para cada tipo de Visto Americano.

Abaixo iremos listar os documentos essenciais para visto de turistas.

Documento de identidade (RG);

Comprovante de endereço;

Passaporte – (com a validade mínima de seis meses);

Averbação – (em caso de divorciados);

Três últimos contracheques;

Carteira de trabalho;

Três últimos contracheques;

Certidão de Casamento;

Três últimos extrato bancários;

Dica importante:

Para quem deseja tirar o visto e não sabe como fazer, é essencial que procure um profissional qualificado, pois o  mesma irá te auxiliar em todo esse procedimento, evitando transtornos por não saber como proceder. Dessa forma , você terá seu documento em mãos de forma rápida e fácil. 

Qual o valor da taxa consular?

O valor é cobrado de acordo com o tipo de Visto Americano pedido, pois a taxa consular varia para cada um. Você deve consultar a tabela com os tipos de visto e os valores das taxa.

O Green Card

Com o tão sonhado green card, você passa a viver “Livre”, pois poderá entrar e sair dos Estados Unidos na hora que quiser. Poderá visitar sua família no Brasil ou passear em qualquer lugar sem se preocupar com a volta, pois você terá sinal verde.

Alguns destinos que não precisam de visto

Países que não pedem visto na América do Sul

Nesses países, você viaja portando apenas documento de identidade, eles não exigem visto ou passaporte. Mas a maioria deles, 90 dias é a permanência máxima. São eles:

Argentina
2. Peru
3. Chile
4. Paraguai
5. Venezuela
6. Colômbia (até 180 dias)
7. Equador
8. Uruguai
9. Guiana
10. Suriname
11. Bolívia (até 30 dias)

Países que não exigem visto na América Central e do Norte

1. Antígua e Barbuda: 180 dias
2. Bahamas: 90 dias
3. Barbados: 180 dias
4.  Belize: 90 dias
5. Costa Rica: 90 dias
6. Dominica: 90 dias
7. El Salvador: 90 dias
8. Honduras: 30 dias
9. Guatemala: 90 dias
10. Haiti: 90 dias
12. Jamaica: 90 dias
14. Nicarágua: 90 dias
15. Panamá: 90 dias
16. República Dominicana: 90 dias
17. Santa Lúcia: 90 dias
18. São Cristóvão e Nevis: 90 dias
19. São Vicente e Granadinas: 90 dias
20. Trinidad e Tobago: 90 dias 

 

Países que não exigem visto na Europa

Como muitos outros, você pode ficar até 90 dias como turista. Se prepara que a lista é longa!

1. Alemanha
2. Andorra
3. Áustria
4. Bélgica
5. Bósnia
6. Bulgária
7. Croácia
8. Dinamarca
9. Eslováquia
10. Eslovênia
11. Espanha
12. Finlândia
13. França
14. Geórgia
15. Grécia
16. Holanda
17. Hungria
18. Irlanda
19. Islândia
20. Itália
21. Liechtenstein
22. Luxemburgo
23. Mônaco
24. Noruega
25. Polônia
26. Portugal
27. Reino Unido
28. República Tcheca
29. Romênia
30. San Marino
31. Sérvia
32. Suécia
33. Suíça
34. Turquia
35. Ucrânia
36. Vaticano

Países que não exigem visto na África

1. África do Sul: 90 dias
2. Botsuana: 90 dias 
3. Ilhas Seychelles: 30 dias 
4. Marrocos: 90 dias
5. Namíbia: 90 dias
6. Senegal: 30 dias 
7. Tunísia: 90 dias 

Países que não exigem visto na Ásia

Com destinos surpreendentes, a Ásia tem diversas opções de países que não precisam de visto. Lá você pode conhecer uma cultura diferenciada e apreciar paisagens incríveis, veja a lista abaixo:     

Armênia: 90 dias 
2. Cazaquistão: 30 dias 
3. Chipre: 90 dias 
4. Emirados Árabes Unidos: 90 dias
6. Filipinas: 60 dias
7. Geórgia: 90 dias 
8. Hong Kong: 90 dias
9. Indonésia: 30 dias
10. Ilhas Maldivas: 30 dias
11. Israel: 90 dias
12. Macau: 90 dias 
13. Malásia: 90 dias 
14. Mongólia: 90 dias 
15. Rússia: 90 dias
16. Singapura: 30 dias 
17. Tailândia: 90 dias 
18. Turquia: 90 dias 

Países que não precisam de visto na Oceania

1. Ilhas Fiji: 90 dias 
2. Micronésia: 30 dias 
3. Nauru: 30 dias 
4. Nova Zelândia: 90 dias 
5. República do Palau: 30 dias 
6. Samoa: 60 dias 
7. Tonga: 30 dias 
8. Tuvalu: 90 dias  Existem outros que não foram listados aqui, mas você os encontra facilmente pesquisando na internet.

Espero que tenha gostado dessa matéria, compartilhe com aquela pessoa ou amigo que você gostaria que também tivesse acesso a essa informação. Temos vários outros posts interessantes que talvez você goste, basta usar o menu localizado no topo da página para ver os títulos.

Caso queira ver algum assunto aqui no Blog, entre em contato através do formulário de contato.

Obrigado e até o próximo post.

Veja também:

Muro México x EUA – história e curiosidades do muro que divide os dois países | (conteudoparatodos.com.br)

Morar no Alasca – dificuldades, riscos e rotina de quem decide viver no país | Conteúdo para Todos (conteudoparatodos.com.br)

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.