Pesquisar
Close this search box.
pets

Pets no Frio – cuidados que você deve ter

Se você tem um cachorro ou um gato em casa sabe que essa época de frio é um período em que todos nós sentimos, inclusive os Pets.

Muitos não param para pensar que as temperaturas baixar e o inverno podem prejudicar muito seu pet.  

Nesse artigo vou falar um pouco de como você pode ajudar o seu Pet a se proteger do frio. Vamos começar.

Os mamíferos e as aves são os únicos que conseguem manter a temperatura corporal constante, estando calor ou frio. No caso dos mamíferos e isso inclui a gente, eles apresentam pelos e uma camada de gordura abaixo da pele chamada de Panículo Adiposo. Essa camada de gordura juntamente com os pelos, nos ajuda na manutenção da temperatura.

Muita gente pensa que os pets não precisão de proteção contra o inverno já que por natureza eles vivem sem roupinha, sem cobertores e ainda possuem pelos.

Mas não é bem assim, pois quando estão expostos a natureza ficam em locais protegidos do vento, se aninham uns com os outros para aumentar a temperatura do grupo entre outras coisas.

Dentro de casa quando os animais, são domesticados eles precisam de cuidados extras no inverno também

Os pets sentem frio como nós, principalmente os mais comuns que são os gatos e os cachorros. Assim como a gente, os animais também tem a temperatura e o sangue quente, dessa forma, qualquer oscilação de temperatura, nesse caso a queda, causam bastante frio neles.

Algumas raças de cães e gatos sentem mais frio que outras?

Alguns pets sentem mais frio que outros sim. Tanto no gato quanto no cachorro existem diferenças na pelagem, alguns pets tem o pelo mais longo e a pelagem mais densa.

Outros animais tem o pelo mais curto, e isso faz diferença para os pets.

Quais são os principais riscos que as baixas temperaturas podem trazer à saúde dos pets?

Os principais riscos que a temperatura baixa pode trazer para os pets são problemas respiratórios. Sempre em temperaturas mais amenas temos que lembrar que os animais também podem pegar gripe que também pode evoluir para uma doença mais séria.

pets

É possível identificar quando um pet está com frio?

Sim, normalmente os cachorrinhos demonstram para gente que estão com frio através de alteração de comportamento. Às vezes podem ter tremores ou quando ele está deitado na cama dele e bem enroladinho. Essa posição é para se esquentar.

O que fazer para aliviar o frio do Pet?

Para aliviar o frio, do pet temos várias alternativas, que vão das caminhas que colocamos para eles deitarem e ficar bem protegidos durante a noite, cobertores, roupinhas e até mesmo colocar uma bolsa térmica próximo a casa do animal.

No caso da bolsa térmica, devemos ter muito cuidado para manter uma distância de segurança do animal e tomar cuidado para não o machucar.

Observe seu Pet

É muito importante que você observe o seu pet já que os animais quando estão com frio, podem ficar muito quietos ou dormir mais tempo que o normal.

Você pode observar o seu pet dormindo em cima de panos, tapetes ou tentando entrar em cobertas e tapete para se proteger do frio

Os pets também buscam a proximidade com seus donos para que o calor do corpo dos donos consiga aquecê-los.

Latidos ou Miados

Alguns gatos e cachorros podem começar a miar ou a latir do nada, resmungar sem nenhum sinal aparente para aquele, comportamento, no ambiente e isso pode significar frio.

Além disso, no causo dos gatos e. dos cachorros, podemos colocar a mão não almofadinha das patas ou na ponta das orelhas. Se esses locais estiverem gelados, esse pet precisa de auxílio para se aquecer.

Tremor e Agitação

Como mencionamos acima, alguns animais podem tremer e ficar muito agitados também, na tentativa do movimento ajudá-los a produzir calor assim como fazemos quando está muito frio,

Idade do Pet

Você sabia que a idade do Pet Importa? Normalmente os filhotes e os animais que são mais idosos tem mais dificuldade para se aquecer.

No caso dos cachorros e dos gatos, os filhotes têm uma pelagem menos densa e os animais mais velhos tendem a ser um pouco mais parado e essa ausência de movimentação não os ajuda a se aquecer.

Animais doentes

Preste atenção nos animais que estão doentes, que passaram por cirurgias ou por internações. Esses animais também tendem a ficar mais parados e a sentir um pouco mais de frio.

pets

Como proteger o pet do frio

A primeira coisa é espaçar mais os banhos. Você não precisa dar banho toda semana durante o inverno, isso não é recomendado para nenhum cachorro.

No caso dos gatos e dos cachorros, se eles forem magos ou tiverem os pelos menos denso, podem precisar de roupinha ou de cobertores. Lembre-se que quando estiver muito frio para você, vai estar muito frio para o seu pet também, mesmo que ele tenha uma cobertura de pelos.

O husky siberiano é um dos pets que mais conseguem se aquecer, mesmo assim precisam de cuidados caso sejam domesticados.

Dicas para os cuidados do seu pet

Os detalhes fazem toda a diferença para o bem-estar do seu pet, portanto, no frio os pets tendem a gastar mais energia para manter seu corpo aquecido.

Dessa forma, você pode aumentar a quantidade de comida que o seu pet consome em 10% para que ele consiga se proteger e não passar fome. Lembrando que essa dica não se aplica aos animais obesos.

pets

Como os gatos e os cachorros podem dormir muito mais do que o normal devido à baixa temperatura, é importante deixar água em diferentes pontos da casa onde os pets circulam,

Dessa forma, os pets não ficarão com falta de líquido e estarão bem hidratados.

No caso especificamente dos gatos, é interessante adicionar alimentos mais úmidos para que consigam também ingerindo água durante, a ingestão.

Desses alimentos e também para que eles consigam comer um pouco mais, já que os gatos tendem a dormir demais e a perder peso no inverno.

 Se o seu pet esta de roupa, sempre observe se ele não está com alguma alergia ao tipo de pano, alguns animais apresentam irritações e coceiras.

Bom, por enquanto é só. Vou ficando por aqui e fiquem ligados pois sempre estou atualizando o blog com novos artigos.

Temos vários outros Posts aqui no Blog. Você pode acessar o menu localizado no topo da página para navegar entre os artigos.

Compartilhe esse Post com seus amigos ou aquelas pessoas que você gostaria que tivessem acesso a ele.

Vou ficando por aqui, muito obrigado e até o próximo post.

Veja também:

Cadela resgatada por pescador após quatro meses | Conteúdo para Todos (conteudoparatodos.com.br)

Hábitos matinais – os 8 que mais prejudicam a sua vida e sua produtividade | Conteúdo para Todos (conteudoparatodos.com.br)

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.