Pesquisar
Close this search box.
planeta

Planeta que chove ferro líquido é descoberto por astrônomos

A princípio, batizado de planeta infernal, esse exoplaneta extremamente brutal foi descoberto recentemente pelos cientistas. Nesse planeta a atmosfera é rica em ferro, onde literalmente chove do céu.

Extremamente infernal, o exoplaneta por ter sua atmosfera tão rica em ferro que os elementos literalmente chovem do céu.

Em comunicado a imprensa, David Ehrenreich da Universidade de Genebra e líder do projeto disse. “O planeta fica chuvoso à noite, exceto pelo fato de chover ferro”.

Ventos de ferro no planeta

Em contrapartida, os astrônomos usaram o Observatório Europeu do Sul, com o Telescópio ESO para descobrir o bizarro exoplaneta que também está sendo chamado de Planeta Rock in Roll e Heavy Metal, por muitos nas redes sociais.

Por outro lado, os astrônomos, chamam o exoplaneta de WASP-76b, que está a 640 anos-luz de distância na constelação de Peixes.

O exoplaneta possui temperaturas e uma composição química enormemente bizarras. Durante o dia, a temperatura extremamente quente vaporiza o ferro do planeta e à noite o planeta esfria, condensando o ferro que cai como se fosse chuva de metal.  

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Nature, esse planeta está em uma rotação sincronizada.
Ou seja, uma mesma metade do planeta sempre estará de frente para o sol enquanto a outra sempre estará em uma noite permanente.

Dessa forma, quando o ferro é vaporizado no hemisfério mais quente, fortes ventos o transportam para o outro lado (noturno). Dessa forma, quando as nuvens alcançam o lado do planeta que está na escuridão eterna, as tempestades de ferro se formam.

A ferramentas Espresso no planeta

O ESPRESSO é uma nova ferramenta que agora pode levar a busca por exoplanetas para o próximo nível. Alimentado pelos quatro Telescópios Unitários (UTs) do VLT, seu objetivo principal é fazer medições de velocidade radial de alta precisão de estrelas do tipo solar para procurar planetas rochosos.

Através da ferramenta, uma análise detalhada foi feita pela equipe. De início, a ferramenta era destinada apenas para identificar exoplanetas. Mas, depois de encontrados, o ESPRESSO é particularmente eficiente nos seus estudos.

David Ehrenreich ainda disse que agora temos uma maneira totalmente nova de rastrear o clima dos exoplanetas mais extremos.

planeta

Espero que tenha gostado dessa matéria, compartilhe com aquela pessoa ou amigo que você gostaria que também tivesse acesso a essa informação. Temos vários outros posts interessantes que talvez você goste, basta usar o menu localizado no topo da página para ver os títulos.

Caso queira ver algum assunto aqui no Blog, entre em contato através do formulário de contato.

Obrigado e até o próximo post.

Veja também:

Maré Vermelha, lago e mar ficam vermelhos na Itália | (conteudoparatodos.com.br)

Ondas Gigantes em Maroubra – Mini Tsunami na Autralia | Conteúdo para Todos (conteudoparatodos.com.br)

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.