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ponte-túnel de Oresund

Ponte de Oresund que vira túnel e submerge o leito oceânico e liga a Suécia à Dinamarca

No meio do mar, uma ponte desaparece completamente, como se fosse afundando e engolida pelas águas.

Ponte de Oresund

A Ponte de Oresund é uma ponte rodoviária e ferroviária combinada que liga a Dinamarca e a Suécia. É a ponte combinada mais longa da Europa. A ponte foi projetada pelo escritório de arquitetura dinamarquês Dissing+Weitling e foi concluída em 2000.

É uma ligação rodoviária e ferroviária combinada que abrange o som entre a Dinamarca e a Suécia (o Øresund). A Ponte Øresund liga Copenhague a Malmö através de oito quilômetros de água. A primeira parte da ponte Øresund foi aberta ao tráfego em 1º de julho de 2000.

A Ponte de Oresund, além de ser a mais longa rodoferroviária do continente europeu, também é um ícone da engenharia moderna, combinando funcionalidade, estética e inovação em engenharia civil.

Localizada no Norte da Europa, a Ponte de Öresund  serve de exemplo perfeito da força e o poder da colaboração transfronteiriço em projetos de engenharia
É uma das pontes mais fotografadas do mundo, graças à ilha artificial, que está no meio do estreito de Öresund, e serve de interface de ligação para um túnel subaquático (e subterrâneo) com aproximadamente 4 quilômetros de comprimento.
A estrutura, que tem um tabuleiro de 8 quilômetros de comprimento, é a ponte ferroviária e rodoviária mais longa da Europa.

Chamada carinhosamente de “ponte impossível”, a ponte Oresund é fruto do planejamento e construção de engenheiros e arquitetos que graças a suas criatividades, foram capazes de transformar o suposto “impossível” em uma fenomenal realidade.

A gigantesca ‘’Ponte Impossível’’ ou surreal Oresund é de aço estaiada que liga Copenhague (Dinamarca) e Malmö (Suécia) através do Mar Báltico, fazendo a ponte entre o lacuna entre os dois países.

Por que a Ponte de Oresund é considerada um marco da engenharia moderna? 

Ponte de Oresund

Por não se tratar apenas de uma ponte r sim um conjunto de três estruturas diferentes. A ponte de 7,8 km, o túnel submarino de 3,5 km e a ilha artificial de mais de 4 km de comprimento.

A ponte suspensa abrange mais de um quilômetro, com um vão central de 490 metros e um arco de 57 metros, que possibilita o tráfego marítimo nos períodos navegáveis.

A fabulosa ponte é a efetivação de um quimera de mais de um século, na realidade desde 1872 os dois países estudam uma figura de criar uma meio de ligação perpétuo entre eles , sem sucesso condigno à dificuldades intrínsecas da obra. Em 1991 foi subscrito um tratado para sua implementação, o excogitação da ponte foi desenvolto a ponta em 1994 e a edificação teve abertura em 1995. Em 2000 a princesa da Suécia e o príncipe da Dinamarca inauguraram juntos a ponte.

Envolta em condições inóspitas e perigosas, exposta a temperaturas baixíssimas -200 C e ao atmosfera azul- marinho que oferece transe de colisões em navios ou geleiras, desproteção às tempestades e outros flagelos do agreste clima europeu, a ponte foi desde o princípio um desafio. Todos esses fatores exigiram precisão milimétrica e tecnologia avanço para desembrulhar uma atuação com expetação de vida rentável para no mínimo 100 anos.

Para atingir esse objetivo foi essencial usar os mais avançados recursos tecnológicos e os mais refinados parâmetros em condição de qualidade, responsabilidade e ideação detalhadíssimo. O resultado inteiramente esse batalha foi Oresund uma engenhosa atuação arquitetura quão reúne técnicas de edificação primorosas e impressionantes em um layout incomparável e futurista.

Formação do complexo da ponte:

– Ponte
– Submarino
– Ilha artificial

Somando toda a estruturas do complexo, da ponte, até a ilha e o túnel, temos mais de 16km empregados na travessia entre os dois países. O Oresund consiste em uma rodovia para tráfego rodoviário, em cima de concreto, com 6 pistas, duas para circulação de carros, duas ferrovias e duas faixas adicionais de emergência. O custo total da ponte é de cerca de US$ 1,5 milhão, com o custo de construção compartilhado entre os dois países.

A maioria dos rudimentos com exceção dos tabuleiros foram pré-fabricados em fábricas da litoral sueca e especificadamente confeccionados para a para obra. Os tabuleiros por sua vez foram fabricados pela Dragados Off Shore em Cádiz, Espanha.

Coberta de condições asperas e perigosas, está exposta a baixas temperaturas como -200 C e na parte submergida  o ambiente marinho oferece perigo, pois corre o risco de colisões por navios ou geleiras.

Ponte de Oresund

Além disso está exposta à tempestades e outras adversidades do rigoroso clima europeu, 

Desde o início, a construção da ponte foi um desafio, por causa desses fatores qu exigiram cálculos e precisões milimétricas, além de  tecnologia avançada para desenvolve essa obra que tem uma expectativa de vida útil para no mínimo 100 anos. Para utilizar a ponte para atravessar o complexo, você precisa pagar um pedágio e ter um passaporte válido, já que através da ponte você estará transitando de um país para outro.
A estimativa é que mais de 25 milhões de pessoas utilizem a ponte durante o ano para ir da Suécia para Dinamarca, e vice-versa.

Quais foram as Dificuldades na construção da Ponte de Oresund?

Antes de ser batizados com o nome do estreito que separa a Suécia da Dinamarca, os povos dos dois países deram outro apelido ao prédio: a Ponte Impossível. Afinal, desde o século 19, os dois governos estudam como criar um corredor perene entre os territórios.

O dilema é grande: uma ponte grande demais pode afetar o tráfego aéreo, principalmente de Copenhague, na Dinamarca. No entanto, a ponte inferior pode afetar o tráfego de navios que normalmente cruzam o Mar Báltico. Assim, a ideia predominante não era construir uma estrutura única, mas três estruturas distintas.
Isso exige uma gestão impecável, bem como a logística de montagem, planejamento e execução da obra.

A primeira dificuldade que um engenheiro enfrenta antes da obra é escolher o material a ser utilizado para a estrutura da ponte. Afinal, os invernos nesta região são rigorosos, com temperaturas que chegam a -20ºC. Portanto, a vida útil da estrutura deve exceder 100 anos. Os testes foram realizados ao longo de 15 meses para medir a relação do material com os estágios de congelamento-descongelamento, ao tolerância sal e muito mais.

A construção dos túneis foi outra dificuldade, pelo fato de não ter sido perfurado no solo oceânico. A solução dos engenheiros foi construir o túnel de 20 peças pré-fabricadas que foram transportadas por navio de Cádis, Espanha, até o canteiro de obras. Contendo 176 metros de comprimento, 39 metros de largura e 8,5 metros de altura, cada peça era colocada através do auxílio de um GPS e soldadas por mergulhadores. Depois, a água era drenada de dentro da estrutura.

Algumas curiosidades sobre a Ponte de Oresund

1. Reaproveitamento do entulho produzido na construção

Como a construção de uma ilha artificial estava prevista no projeto, batizada de Poberholm.  Os engenheiros responsáveis tiveram a ideia de aproveitar todo entulho gerado pela construção da estrutura que foi utilizado juntamente com rochas e areia, sendo dragado do fundo do mar e dando sustentação ao peso da ilha.

2. Antecipação na Data da entrega

Nos países nórdicos, a questão do prazo é realmente levado a sério0. Apesar das dificuldades na construção da obra, a ponte suspensa, a ilha artificial e o túnel subaquático, esse empreendimento é um exemplo de planejamento, já que a estrutura foi concluída três meses antes do prazo previsto.

3. Ilha proibida para visitação

Ninguém pode visitar a ilha de Poberholm, que tem mais de 4 quilômetros de comprimento e artificialmente Construído. Ela só serve como uma espécie de base a partir da qual o tunel subaquático que leva para o outro lado do Oresund estreito emerge.

4. Maratona de comemoração a inauguração

No dia 12 de junho de 2000, em comemoração a inauguração, um grande evento foi feito antes da abertura da ponte ao público. Uma maratona por todo o percurso, inclusive o túnel sub aquático, essa maratona contou cerca de 80 mil corredores que completaram o trajeto entre as cidades de Amager (Dinamarca) e Skane (Suécia)

5. Incentivando à migração

Com o passar do tempo, o volume do tráfego diário de carros na ponte foi aumentando devido ao fato do preço da moradia na Suécia ser mais baixo que na Dinamarca. Para pagar um valor menor pela habitação, muitos dinamarqueses migraram para Suécia, dessa forma pagam menos pela habitação. O fato de ter que atravessar a ponte todos os dias de carro para trabalhar, não impediu essa mudança pois a travessia dura cerca de 30 minutos.

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