Antes de mais nada, você já ouviu falar da Ponte Zhangjiajie?
Provavelmente não, mas fique tranquilo que no final deste post você vai estar sabendo mais sobre essa ponte. Atualmente existem algumas pontes de vidro espalhadas pelo mundo. Hoje vamos falar da ponte Zhangjiajie na China.
A China e conhecida pelas tradições milenares, mas também, pelas modernidades. Um povo que desafia a engenharia para construir obras que chamam a atenção do mundo todo
Até o início do ano, mais precisamente em março, a ponte Zhangjiajie carregava o título de maior ponte de vidro do mundo, e sua construção teve um custo de mais de 1,5 bilhão de dólares. Porém, a alguns meses perdeu o título e agora ela é a segunda maior ponte de vidro do mundo.
A Ponte Zhangjiajie mede 430 metros de comprimento e foi desbancada pela ponte “Bach Long”, que significa Dragão Branco Vietnamita, localizada na província de Son La, no Vietnã.
Atualmente, aqui no Blog temos um Post falando sobre essa ponte. Para ver a matéria, basta procurar na categoria “Curiosidades” ou no final deste Post, em “Veja também:”, clicar no link referente ao artigo.
Mas agora, vamos conhecer um pouco mais da Ponte Zhangjiajie.
A ponte Zhangjiajie é um espetáculo da engenharia moderna sobre um precipício, uma obra única, construída pelos chineses para ficar na história. Conhecer a segunda maior ponte de vidro do mundo é mais que uma aventura, é um desafio.
Na China comunista de regime fechado, um jornalista de emissora de tv de fora do país só chega até lá com uma autorização oficial do governo.
O início
Em contrapartida, começamos a falar de Shenzhen na China, cidade do Sudeste do país não vamos falar dos arranha-céus e nem a vida corrida dessa potência asiática. Nosso destino é um lugar ainda não muito conhecido pelo ocidente e de nome difícil. Ainda mais para quem não tem tanta intimidade com o mandarim.
Iniciando a viagem a caminho da Ponte Zhangjiajie
A ponte Zhangjiajie fica no interior da China, na província de Hunan com cerca de aproximadamente 1,476,521 habitantes. Para o país das megalópoles, uma cidade desse tamanho é considerada pequena.
A China, o país mais populoso do mundo tem cerca de 1,36 bilhão de habitantes. À medida que avançamos em direção a ponte de vidro, o clima urbano vai ficando para trás.
Agora é a China rural que nos é apresentada. É com comida quente que no frio de 5 graus, o parque nacional de Zhangjiajie dá as boas-vindas para quem planeja andar sobre a ponte de vidro.
A comida é toda feita a base de carne de porco, linguiça e é vai sendo preparada na hora. Essas feirinhas são comuns por lá e até lembram as feirinhas do Brasil.
Algo que eles comem com muita frequência, principalmente no café da manhã e que não é muito habitual para nós brasileiros são ovos cozidos. Eles preparam um espeto com um tipo de linguiça e sempre tem um ovo cozido junto.
A Ponte de Vidro
Para chegar na ponte é preciso seguir em frente, montanha acima. Mas antes de chegar lá, é preciso fazer um pequeno ajuste na nossa vestimenta. Você recebe um acessório para quem vai passar sobre uma ponte de vidro.
São calçados com solado de borracha que vão cobrir nossos sapatos. Isso é para ter todo cuidado com a ponte e evitar acidentes.
Agora, já na ponte de vidro, à medida que vamos andando vemos o vale la em baixo. Um espetáculo da engenharia moderna. A profundidade vai aumentando e chegando a lateral da ponte, entendemos melhor a dimensão disso tudo.
A ponte tem traços de obra de arte, a estrutura de aço e vidro flutua no desfiladeiro. Sustentadas por pilares imensos, a ponte foi projetada para ser um mirante.
Desde sua inauguração em agosto de 2016, todos os dias cerca de 8 mil pessoas sobem lá para contemplar a natureza. Entre medrosos e precavidos, tem quem desafia o vidro dando pulos.
A maioria, se não todos que vão conhecer a ponte de vidro, quando chegam lá fazem uma self com a vista de fundo. Todo mundo gosta de guardar a lembrança de se ver na ponte.
O que não falta é criatividade na hora de tirar as fotos. Não basta guardar apenas na memória, é preciso levar fotografia como recordação.
Até a ponte entrou na onda da internet que começou nos Estados Unidos. Dezenas de pessoas participaram do divertido “Manequim Chalenge”, que é quando todo mundo fica ali paradinho com a cara no vidro.
Visitação a ponte Zhangjiajie
Ocidentais, principalmente universitários aproveitam a folga para conhecer a ponte de vidro. Para alguns visitantes, a experiência causa um misto de euforia e frio na barriga.
A ponte de vidro fica a 300 metros do solo. Então, para se ter uma ideia, a Torre Eiffel, em Paris, poderia ser colocada inteirinha debaixo da ponte. As dimensões são mesmo impressionantes, típicas das construções chinesas.
De largura a ponte possui 6 metros e 430 metros de comprimento de uma ponta a outra.
A ponte de vidro ganhou uma página especial no livro das grandes obras. Desde os primeiros estudos até o final da construção foram 10 anos. Os chineses não queriam uma obra qualquer, queriam na verdade algo suntuoso, que chamasse a atenção não só do país, mas também do mundo.
Dessa forma foi construída a ponte de vidro, gastaram carca de U$ 1,5 bilhão e não se arrependem, pois a obra de arte é o maior sucesso.
Todos que avançam pelo piso transparente, entende o potencial dessa construção. Observar o Canyon assim é privilégio, pois a vista é maravilhosa, parece até uma foto e não real.
De acordo com alguns visitantes, os paredões parecem mais, grandes esculturas e, cada um tem um jeito de experimentar a experiência dessa proximidade com a natureza e o céu. Bem como, para muitos outros encarar a altura é como confrontar limites.
Ou seja, são diferentes sensações nessa ponte onde sopram ares de liberdade.
Então, tem coragem de encarar?
Espero que tenha gostado dessa matéria, da mesma forma, compartilhe com aquela pessoa ou amigo que você gostaria que também tivesse acesso a essa informação.
Enfim, temos vários outros posts interessantes que talvez você goste, basta usar o menu localizado no topo da página para ver os títulos.
Caso queira ver algum assunto aqui no Blog, entre em contato através do formulário de contato clicando em “Fale Conosco”, no topo da página.
Obrigado e até o próximo post.
Veja também:
A maior Ponte de Vidro do mundo
Passagem de Góes – a estrada Francesa que fica embaixo D’água