Pesquisar
Close this search box.
cão

Por que seu cão te segue em todos os lugares?

Você já se perguntou por que seu cão te segue em todos os lugares que você vai?

Você sempre pode contar com seu cão fiel para estar a seu lado, mesmo quando você não precisa ou está usando o banheiro. Mas por que os cães tem esse comportamento bastante estranho?

Nesse post, vou falar sobre porque seu cachorro te segue em todos os lugares que você vai. Se você é dono de um cachorro sabe o que é frequentemente ser seguido por ele.

cão

Você já deve ter experimentado o seu cão batendo com as unhas no chão do banheiro ou do outro lado da porta. Talvez ele goste de se sentar ao lado da pia e ver você escovar os dentes ou fazer a barba.

Cão Velcro

Com certeza houve momentos em que ele não se moveu do seu lado, mesmo quando você cuida da sua vida. Esses tipos de cães são chamados de “cães velcro”, o próprio nome já diz tudo né?

Para a maioria dos cães esse tipo de ação é bastante normal, algumas pessoas acreditam que seu cão os ama tanto que não suporta ficar um minuto sem o dono. Embora haja alguma verdade nessa afirmação, pode não ser a principal razão na qual seu cão haja dessa forma.

O fato de que seu cão te ama é verdade, bem como o fato dele gostar de estar perto de você o tempo todo.  Mas a resposta para o motivo pela qual o seu cão o segue por todos os lugares, parecendo um chiclete não é tão simples assim.

Na verdade, há mais razões pelas quais você pode ficar tanto tempo no banho ou navegando infinitamente no seu telefone quando está no banheiro sem seu cão estar vigiando de perto.

Para início de conversa, seu cão é um animal de pastoreio. Os cães são animais de matilha e por natureza tendem a ficar juntos. Mesmo que os cães domesticados não corram mais em bandos juntos, eles ainda estão bem programados a largar o hábito do grupo.

cão

Adoção do cão

Quando você adota um filhote, você se torna um membro da matilha, o que significa que você tem acesso a todos os benefícios da matilha, o que inclui o seu cão ficar de costas quando e onde eles estiverem para protegê-lo já que você é um membro da matilha.

Isso significa que sua lealdade é necessária sempre, então é onde naturalmente eles vão querer estar.

Seu cão tem uma certa impressão sobre você, além da sua mentalidade voltada para matilha. O vínculo altamente desenvolvido entre os cães e humanos também representam papel importante em suas escolhas diárias ao banheiro.

Eles são animais muito sociáveis que imitam seu dono rapidamente, não importa quando você adota um cachorro filhote, adolescente ou adulto. Em todos os três casos, o resultado final será estranhamente o mesmo.

Uma vez que seu cão tenha colocado toda a confiança em você, você se torna o mundo dele. Naturalmente isso significa que ele deseja segui-lo lealmente por onde quer que você vá. Mesmo quando você for fazer o número um ou número dois.

cão

Seu cão não só o vê como seu companheiro de confiança, mas também o considera fonte de sua segurança, comida e felicidade. Sem vê-lo enquanto você está em casa, eles podem se sentir vulneráveis, solitários e inseguros.

Algumas raças têm mais relação ao fato de ficarem grudados ao dono do que outras e não podem evitar ser desse jeito pois já nascem dessa forma.

Os Border Collie é a raça de cão mais indicada a seguir os humanos do que outras. Como outros cães de pastoreios e cães de gado, eles têm o instinto muito forte de querer manter a família unida em um grupo da mesma forma que pastoreiam ovelhas e gados.

O cão sente o perigo

Outras raças de cães como Doberman, Pinscher ou Boxers naturalmente tem uma característica de sentir o perigo e ameaça. Essas raças são muito protetoras de seus donos e ficarão a seu lado para ficar de olho em você.

Mas você não pode realmente dizer que tipo de raça de cães estarão mais focadas em te acompanhar nas suas visitas ao banheiro. Só que algumas raças são instintivamente mais propensas a segui-lo, quando você escapa para ter privacidade.

Embora saibamos o que é privacidade, nosso cão realmente não entende a ideia de passar um tempo sozinho. Na verdade, eles nunca gostam de ficar sozinhos, lembre-se da sua mentalidade de matilha,

Eles são todos a favor da união, quando caçam, quando brincam, quando dormem e mesmo quando fazem cocô. Os cães gostam de cheirar uns aos outros mesmo quando estão fazendo suas necessidades.

Então, você sendo um membro da matilha deles é óbvio que é normal  que façam companhia a você em qualquer parte da casa, inclusive no banheiro. Eles sentem que não há nada que você possa fazer sem eles estarem lá e simplesmente não entendem esse tipo de limite.

Existem até cães que esperam por você do lado de fora da porta do banheiro até que você termine. Os cães precisam de tranquilidade. Alguns cães realmente precisam do contato visual para se sentirem seguros e amados.

Embora as vezes possa ser irritante ter seu cão observando todos os seus movimentos enquanto você esta fazendo o que quer que faça no banheiro. É bastante compreensivo que ele queira estar com você e lhe fazer companhia.

O tempo com seu cão

Com nossas vidas cotidianas, ocupadas com o trabalho e tudo mais, na hora do banheiro é realmente uma coisa boa. Um lugar para seu cachorro e seu dono passarem um tempo juntos após um longo dia separados.

Esse tempo juntos garante ao cão que o dono voltou e não os abandonou. A ansiedade no cão é uma coisa real e alguns cães são extremamente inseguros. Essa pode ser a razão para eles continuarem grudados em você com um velcro.

Isso pode se tornar muito irritante quando eles insistem em passar cada segundo com você. No entanto, você precisa saber que esse não é o comportamento saudável para um cão.

Você deve realmente observar seu cão e garantir que esse apego não resulte em um problema mais sério como ansiedade.

Se o seu cão não consegue passar nenhum minuto sem você, realmente você precisa considerar procurar ajuda de um veterinário ou um treinador de cães.

Fechar a porta do banheiro para o seu cão

Quando você fecha a porta do banheiro para manter seu cachorro distante, pode mostrar sinais de alto nível de stress, constantemente latindo ou até mesmo destruindo a porta.

Quando o cão se sente assim ele está tentando proteger você e as vezes a agressão é a única maneira que eles sabem usar para protegê-lo.

Ao observar esse tipo de comportamento, é hora de procurar ajuda imediatamente. Isso pode ser muito perigoso para você e para os outros moradores da casa.

cão

Seu cão é amoroso e solidário. Os cães são apenas animais amorosos que querem apoiar os seus entes queridos. Mesmo que isso signifique estar a seu lado até no banheiro.

Pode parecer estranho que alguém precise de apoio no banheiro, mas do ponto de vista do seu cão ele acha que é necessário. Como você vai ao banheiro todos os dias, ele pode pensar que é alguns problemas que precisam ser resolvidos e deseja ajuda-lo com isso.

Ele pode segui-lo no banheiro e pegar um brinquedo, uma toalha ou um rolo de papel higiênico. Não os repreenda por fazer isso, por que é assim que eles mostram que se importam e realmente pode haver um dia que você realmente precise daquele rolo extra de papel higiênico que está fora do seu alcance.

Portanto, ter o seu cão ao lado do banheiro pode não ser a pior coisa afinal. Seu cão gosta de cheirar, até mesmo o cheiro de banheiro. Enquanto os humanos usam seus olhos para ver o mundo ao seu redor, os cães usam o nariz.

O olfato dos cães

Os cães usam seu poderoso olfato para identificar seu ambiente e o banheiro tem muito cheiro forte. Seu cão vai adorar cheirar o banheiro, pois lá tem a fragrância, sabonetes, shampoos e até mesmo perfumes, que lembram o seu cão de como você cheira.

Também é improvável que eles se incomodem com o que cheira bem ou mal, não é realmente um problema para eles estarem lá com você. Os cães não têm nenhum problema em cheirar certos lugares em seu próprio corpo e outros lugares com cheiros não tão agradáveis.
Como os rabos de outros cães, latas de lixo, seus sapatos fedorentos, ou então o ar do banheiro.

Cães são curiosos

A forma como algo ou alguém cheira, simplesmente é uma fonte de informação para o seu cão. Seu cão é curioso, e isso aumenta a curiosidade deles.

Os cães são curioso por natureza e vão querer saber o que está acontecendo. Quando você visita regularmente o banheiro eles podem pensar que algo emocionante está acontecendo naquela parte da casa e vão querer participar da ação.

Eles também podem sentir que algo suspeito está acontecendo lá e pode precisar de atenção constante e monitoramento. Eles também podem estar seguindo você lá apenas para saber o que você está fazendo ou por que o assento tem água jorrando.

Seja por estar nervoso ou por curiosidade, o banheiro é uma parte da casa do seu cão e ficar de olho lá é algo muito comum para ele.

Ir ao banheiro sem o seu cão

Alguns donos de cães não sabem exatamente como fazer uma pausa para ir ao banheiro sem ter o seu animal de estimação o acompanhando. Quando você sair do banheiro e o seu cão estiver do lado de fora esperando, faça carinho, de um mimo, um petisco.

De um tipo de atenção a ele para reforçar o comportamento do seu cão, ele fará uma conexão entra você sair do banheiro e receber alguma coisa em troca por ficar te esperando do lado de fora.

Mas se você não tem problema de privacidade e não se importa de ser encarado pelo seu cão enquanto está em seu trono, ter seu cão com você não é o problema.

Mas se está realmente desconfortável com o fato do seu cachorro estar lá quando está fazendo o número 2, você pode tentar uma abordagem diferente.

Não há razão para repreender seu cão e expulsá-lo do banheiro, mas veja isso como uma oportunidade para você treinar seu cão enquanto estiver ocupado. Você pode por exemplo treinar o seu cachorro para ficar do lado de fora e quando você voltar do banheiro dê a ele um petisco e o elogia por ser um bom menino ou menina.

Trata-se de redirecionar seu cão para um comportamento diferente, que funcione para vocês dois.

Com o tempo, seu cão pode quebrar esse hábito irritante, mas se ele continuar seguindo você até o banheiro não seja tão duro com ele, é apenas a sua natureza.

Se você não se importa com o público, pode não ser uma má ideia deixa-lo te seguir, afinal você vê ele fazendo o mesmo o tempo todo. Procure sempre compreender seu animal e fazê-lo cada vez amis feliz.

Colocar Ração para o cão

Se você realmente ama o seu cachorro, não de ração para ele. Pesquisas recentes apontam que as rações podem estar fazendo mal a nossos cachorros. Mas a indústria quer esconder a todo custo.

Espero que tenha gostado dessa matéria, compartilhe com aquela pessoa ou amigo que você gostaria que também tivesse acesso a essa informação. Temos vários outros posts interessantes que talvez você goste, basta usar o menu localizado no topo da página para ver os títulos.

Caso queira ver algum assunto aqui no Blog, entre em contato através do formulário de contato.

Obrigado e até o próximo post.

Veja também:

Pets no Frio – cuidados que você deve ter | Conteúdo para Todos (conteudoparatodos.com.br)

Cadela resgatada por pescador após quatro meses | Conteúdo para Todos (conteudoparatodos.com.br)

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.