Muito9s não sabem como ter mais foco e se concentrar nas suas atividades. Pode parecer até um contrassenso, mas foco é tipo um músculo. Quanto mais você treina, mais se desenvolve e forte ele fica
E de outras tarefas que você vai fazer no seu dia a dia que vai melhorar esse músculo mental. Vou trazer abaixo algumas reflexões sobre o foco.
Exercício Físico
O exercício físico vai te trazer cada vez mais foco, capacidade de centralizar seu pensamento.
No mundo de hoje, com tantas opções para fazer, internet, mídia social e muita abundância no mundo. Se você consegue se manter focado, você consegue ter mais performance.
O exercício físico é ótimo para fazer isso, mas qual exercício?
Meditação e Yoga
A meditação e o Yoga é uma atividade física onde você respira e controla sua respiração. Você realmente centraliza e pensa apenas em um aspecto.
Corrida Ou Exercício Aeróbico
As evidências mostram que para a cérebro, quando você faz um exercício, você consegue ter mais foco e permanecer por mais tempo esse foco.
Uma coisa importante, foco é você prestar atenção em ima coisa.
Atenção é prestar atenção nos detalhes daquilo que você está focado. Os exercícios vão te ajudar a ter concentração para fazer isso por muito tempo.
Faça Intervalos
Uma maneira de melhorar o teu foco é evitar fazer as coisas de uma maneira prolongada. Colocar etapas e pausas por exemplo. Imagine que você vai fazer uma tarefa que exige foco, concentração e atenção e essa tarefa vai durar mais ou menos 4 Horas.
Se você fragmentar essas 4h em 8 blocos de 30 minutos, vai dar as mesmas 4h, isso é melhor do que as 4h direto.
Existe uma técnica para aumentar a sua produtividade e o seu foco e vamos falar dela a seguir.
Técnica Pomodoro
A técnica pomodoro consiste em durante 25 minutos, você faz apenas uma tarefa, descansa 5 minutos e faz outras tarefas, vai no banheiro, pega uma água, checa seu e-mail, mensagens e depois volta 25 minutos fazendo apenas uma tarefa.
Então, para você manter o combustível do seu foco cada vez melhor, use um pouco mas depois recupere. Faça tarefas compartilhadas em intervalos, isso é melhor para deixar seu combustível por mais tempo.
Evite Distrações
Existe uma frase do Steve Jobs que diz o seguinte: “Foco é Dizer Não”. Então, para você manter o seu foco, a sua capacidade de evitar distrações é fundamental.
Basicamente existem duas distrações. Distrações humanas e distrações tecnológicas. Vamos explicar um pouco sobre essas distrações abaixo.
O que são distrações humanas?
São distração de uma das pessoas ao redor, as conversas paralelas, as coisas que não agradavam muito e até a própria conversa interna que você tem, as vezes. Um pensamento no qual você se distrai.
O que são distrações tecnológica?
São distrações causadas pela internet, mensagem, grupo de WhatsApp, grupo de Telegram, aquelas correntes, aqueles e-mails desnecessários. Isso também atrapalha e interfere drasticamente no seu foco.
Se você tiver uma mesa limpa que tenha apenas o seu computador, um Planner ou uma xícara de café e um livro, é melhor do que uma mesa muito confusa com muita Informação.
Muita coisa em cima com vários papéis, vai fazer você fica olhando e esses olhares interferem a continuidade do processo, ou seja, quebra o ritmo e consequentemente quebra o foco.
Se você conseguir compartimentalizar, vai ficar mais fácil para evitar as suas distrações. A técnica pomodoro vai te ajudar bastante.
Não divida seu Foco
Várias tarefas ao mesmo tempo. Existe um mito em uma frase com relação ao foco e tambem muito importante. “Eu consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo super bem”.
As pessoas consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas não consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo muito bem.
Portanto, as pessoas não são boas quando o assunto é multitarefa. Fazer várias coisas ao mesmo tempo em alta performance, em alta produtividade com muito foco. Somos muito bom em mono tarefa.
Simples, é só você pensar no seguinte. O teu foco é como se fosse um combustível de energia, você tem 100% de foco disponível para usar e tem cinco tarefas. Então, você não tem 100% de foco para cada tarefa, você tem um percentual diferente de foco para cada tarefa.
Muitas vezes as pessoas querem 100% de resultado, mas não colocam 100% de foco, então não faz sentido. Mas você deve estar se perguntando, qual A Melhor Maneira Possível?
Faça as tarefas uma de cada vez
Eu tenho muita coisa para fazer. Tenho que fazer cinco tarefas.
Ótimo, faça as cinco tarefas, mas não as faça ao mesmo tempo. Faça uma primeiro, termine, depois faça outra, termine, depois faça outra e termine e assim vá concluindo uma de cada vez.
Uma sugestão, no começo do dia quando a sua energia tiver alta, quando você tiver com combustível de foco, com Combustível de força de vontade alto. Comece pelas tarefas que são mais chatas, porque deixar a tarefa chata para o final, a chance de você não fazer é muito grande.
As tarefas que são importantes, mas não são tão atraentes e você não gosta muito, devem ser feitas logo no começo do dia. Começa, termina, faz outra e depois faça aquelas tarefas que são mais importantes.
Se você deixar para depois, muito provavelmente não vai conseguir terminar e não vai conseguir em alta ou em alta produtividade, como você quer. Então fragmente, não seja multitarefa, pois isso não funciona para o cérebro humano.
Uma dica é pegar o seu dia e desenvolver uma organização através de um Planner, quadro de anotações, bloco de notas ou um caderno. Assim você determina o que você vai fazer e nos horários do seu dia.
Então, você define o que vai fazer 7 Horas, o que vai fazer 8 Horas e assim vai. Muitos chamam de “To Do List” ou lista de multitarefas, mas é um pouco mais do que uma lista que você coloca tarefas. Você coloca as tarefas e determina os horários que vai fazer.
Imagina a situação, você tem as tarefas do seu dia com os horários pré-determinados com a sequência das tarefas organizadas pelo que você precisa de mais energia para o começo e as coisas mais importantes que talvez mais atrativa do meio para o fim.
Aí você faz a técnica pomodoro, uma mesa sem distração. Isso vai melhorar demais o seu foco. Organizar o seu dia e as suas tarefas por lista e horário vai te ajudar também a ter mais foco e sobretudo ficar mais tempo com ele e aí a concentração.
Treine seu cérebro
É possível treinar o cérebro como se fosse uma musculação. Meditar, concentrar, treina o cérebro, melhora a plasticidade cerebral e o foco.
Através da meditação, você consegue ficar mais tempo pensando sobre um único aspecto.
Um exemplo, é quando um atleta fica de olhos fechados se concentrando apenas em sua respiração.
Experimente ficar sentado e concentrando de olhos fechados. Vá treinando essa capacidade, no primeiro dia fique um minuto. No segundo dia fique dois minutos e depois quinze minutos e depois vai desenvolvendo.
Isso trará efeito muito importante na sua vida, ou seja, a musculação para o cérebro é meditar e meditar de maneira super simples. É você prestar atenção, por exemplo na sua respiração , então fique focado e presta atenção na sua expressão.
Se p seu pensamento for para um outro lugar, você traz de volta e concentra na respiração. Esse é o exercícios de trazer de volta, tipo uma musculação do seu cérebro e treinar o cérebro funciona.
Mantenha uma rotina diária para trabalhar o seu foco e lembrar das coisas que você tem que fazer. Porque por mais que você se considere uma pessoa focada, você sempre terá um pouco de dificuldade para se manter focado.
Isso pelo fato de que as atividades que acontecem no seu dia a dia, várias vezes acontecem para tirar o foco. Algumas oportunidades, algumas coisas que não estão no nosso campo de visão e que podem tirar o foco daquilo que você estava planejando.
Então, você tem que concentrar e permanecer concentrado para não perder o foco sobre aquilo que determinou a fazer.
Uma boa ferramenta é o Planner. Nele você coloca o seu pensamento e concretiza as coisas que esta pensando.
Então, são várias perguntas, várias anotações que você pode fazer durante o dia. Tarefas que são mais importantes, pessoas com quem tem que falar, o que pode te tirar do sério no dia e que você pode evitar.
Pode colocar também passagens de texto para não esquecer de certas coisas. Colocar coisas que ao final do dia gostaria de ser lembrado. Além de tudo isso, ainda pode colocar as cinco tarefas mais importantes, quais são as pessoas com quem tem que falar.
Dessa forma, você vai definindo os horários para fazer as coisas. No final do dia, você saberá como foi seu trabalho e se o executou. Saber o que planejou e cumpriu é muito importante.
Agir imediatamente
Agora vamos falar sobre a Procrastinação. Sempre que somos confrontados por uma tarefa que precisamos fazer mas que não quer fazer ou que te faça pensar duas vezes, comece a contar regressivamente, 3… 2… 1… e parar tudo que está fazendo e agir imediatamente para finalizar essa tarefa, desde que ela seja possível de se fazer e que você possa fazer naquele momento.
Essa técnica é chamada de 3, 2, 1… agora, ela evita a inércia, e toda vez que ficamos parados quando somos confrontado por tarefas que não queremos fazer ou que não temos motivação, a tendencia é ficar cada vez mais difícil de dar um passo adiante e realizar a tarefa.
Dessa forma, você acaba ficando cada vez mais parado, como dizia Isaac Newton “Um corpo parado tende a continuar parado, um corpo em movimento tende a continuar em movimento”.
Com essa técnica, você age imediatamente e não permite que a inércia tome conta do seu corpo e sua mente. Se você tem alguma coisa que sabe que é importante para fazer, não invente de fazer qualquer outra coisa antes ou dar uma desculpa que vai descansar apenas alguns minutos. Comece imediatamente, dessa forma você vai transformar isso em um hábito e assim acabar com o ato de procrastinar.
Especialistas dizem que são necessários no mínimo 21 dias seguidos para transformar uma atividade em um hábito. O segredo é você aplicar em todas as tarefas desagradáveis que você se deparar ao longo do dia.
Depois de algum tempo fazendo isso, você vai perceber que cada vez vai ter menos resistência para executar essas tarefas e nesse momento você vai ver o verdadeiro potencial dessa técnica.
A capacidade dessa técnica está em transformar seus antigos hábitos indesejáveis em novos hábitos positivos. Com o tempo essa pequena técnica de agir imediatamente vai estar tão presente na sua mente que não importa o que seja ou quão desafiador e difícil seja a tarefa, você será capaz de realizar.
Então, depois de ler esse post, para ter foco basta seguir as orientações e praticar a musculação do seu cérebro.
Espero que tenha gostado dessa matéria, compartilhe com aquela pessoa ou amigo que você gostaria que também tivesse acesso a essa informação. Temos vários outros posts interessantes que talvez você goste, basta usar o menu localizado no topo da página para ver os títulos.
Caso queira ver algum assunto aqui no Blog, entre em contato através do formulário de contato.
Obrigado e até o próximo post.
Veja também:
A importância da Caminhada – Benefícios que você precisa saber (conteudoparatodos.com.br)
Água e seus Benefícios para a Saúde do nosso Corpo | (conteudoparatodos.com.br)