Pesquisar
Close this search box.
função trim

Sistema lento mesmo com SSD? Conheça a função TRIM e libere a velocidade máxima do seu SSD

Entendendo o Sistema Lento:

Sistema lento tem a ver com vários fatores e um deles é o HD estar cheio ou ser aquele HD antigo que já está pedindo para ser substituído.

Muitos Técnicos quando pegam um computador com o problema de lentidão de sistema, fazem o diagnóstico de HD e recomendam que seja trocado para SSD. Mas, apesar da troca, mesmo o SSD sendo muito mais rápido, o sistema ainda continua lento e percebe que tem algo errado que deixa o sistema lento.

Os discos SSD melhoram bastante o desempenho dos sistemas operacionais em relação aos discos Sata, que temos os de velocidades 7200 rpm e principalmente os mais antigos de 5400 rpm de velocidade, e sempre é recomendado a troca para resolver esse problema de lentidão.

Mas e quando mesmo trocando para SSD o sistema ainda fica lento? Vamos ver como resolver esse problema.

Esse erro é bem comum, mas muito não sabem como resolver. Se você fizer a experiência e perguntar a muitos Técnicos se eles conhecem a Função TRIM do Sistema Operacional e se ela está ativada, eles vão responder que não conhecem essa função.

No Post de hoje, você vai aprender como ativar uma função do seu Sistema Operacional que libera a velocidade real do seu SSD, além de aumentar a vida útil dele.

Então vamos para o procedimento.

O que é a Função TRIM?

Em primeiro lugar, para entender essa função, vamos falar sobre o funcionamento da forma de gravação das Informações do nosso SSD.

Quando vamos gravar uma informação em nosso SSD, ele trabalha da seguinte forma: Primeiro, ele vai até o espaço que vai ser gravado, apaga aquele espaço e depois grava.

Não sei se você já leu esse Post ou se lembra do que falei naquela matéria, mas seu computador realmente não apaga nada do que você deletou. Apesar dos arquivos não estarem mais ali, eles não foram removidos, apenas foram restritos.

 Por isso que quando você utiliza um programa de recuperação de dados, você consegue trazer aqueles arquivos de volta.

Esse processo é bem demorado, pois primeiro ele apaga e depois escreve. Mas esse tipo de trabalho só acontece se a função “TRIM” do Windows não estiver ativada, pois essa função quando ativada, funciona como um limpador automático.

Sempre que o seu computador está ocioso o “TRIM” verifica todos aqueles espaços que você restringiu apagando dados e faz uma limpeza geral. Assim quando seu SSD for gravar uma informação, ele não precisará apagar, ele simplesmente vai gravar.

Isso aumentara em duas vezes a velocidade de gravação do SSD.

Agora, na página da Microsoft vou escrever “SSD Lento” e mande procurar.

Veja o que aparece.

“Teste de Desempenho de Ajuste de SSD”.

Se você clicar em cima, ele vai executar o teste e logo após ele mostra as soluções de Problemas.

Nesse caso, ele simplesmente pede para  você verificar se o TRIM está funcionando, caso não esteja reativar o TRIM.

Agora que você já conhece o que faz a função do nosso Sistema Operacional Windows, vamos aprender como sabemos se ela está ativada ou não no nosso computador e caso não esteja, vamos ativar.

Para isso, vamos utilizar a própria página da Microsoft. Vamos utilizar o “fsutil”. Vamos utilizar na busca o seguinte “fsutil behavior“.

Clicando no primeiro link, vamos em outra página onde teremos as configurações para que possamos consultar e saber se o “TRIM” está habilitado em nosso Sistema Operacional.

Para saber se o “TRIM” está habilitado, clique no “Menu Iniciar” e digite “CMD”. Em seguida aparecerá “Prompt de Comando”, clique com o botão direito do mouse e “Executar como Administrador”. Depois, copie o comando abaixo para sabermos se esta habilitado ou não:

fsutil behavior query DisableDeleteNotify

Agora no seu “CMD”, cole o comando e depois pressione em “Enter”.

Repare que o valor que obtivemos para os meus 2 SSD é “0”, isso quer dizer que o “TRIM” está habilitado na minha máquina.

 Se por acaso no seu computador aparecer “1”, significa que está desabilitado. Então, vamos habilitar.

 Para habilitar, vamos utilizar esse comando abaixo.

fsutil behavior query DisableDeleteNotify 0

Vamos copiar e colar ele aqui com um “0” no final. No meu caso já está ativado, mas você pode fazer aí no seu computador porque vai estar em “1”.

 Logo que já estiver ativado, é necessário Reiniciar o Sistema.

E aí, gostou do Post?

Espero que tenha ajudado e que você tenha aprendido mais um pouco.

Comente o que você achou ou o que gostaria de ver em nosso Blog. Afinal, seu feedback é muito importante para nós.

Compartilhe esse conteúdo com aquele amigo que você acha que vai gostar de ler este artigo e em suas redes sociais, dessa forma as outras pessoas terão acesso a esse conteúdo e fique ligado que em breve estaremos postando novos conteúdos.

Até o próximo Post.

Veja também:

Link Usado no Post:

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-server/administration/windows-commands/fsutil-behavior

Sistema não reconhece seu HD, SSD e Pen drive, saiba como resolver

Power Config, você conhece esse comando?

Como ativar um computador secreto do seu próprio computador

Tela Azul do Windows, Saiba como eliminar

Computador Travado na Instalação de Programas? Aprenda a Destravar sem precisar Desligar ou Reiniciar

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.